Arquivos estudos arqueologicos - Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD! https://multiversonoticias.com.br/assunto/estudos-arqueologicos/ Diariamente notícias sobre filmes, séries, quadrinhos, games, animes, ciência, tecnologia e humor! Wed, 27 Dec 2023 17:22:08 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.2 Achados arqueológicos revelam vínculos entre Hércules e Alexandre no Iraque https://multiversonoticias.com.br/achados-arqueologicos-revelam-vinculos-entre-hercules-e-alexandre-no-iraque/ Wed, 27 Dec 2023 17:20:06 +0000 https://multiversonoticias.com.br/achados-arqueologicos-revelam-vinculos-entre-hercules-e-alexandre-no-iraque/

Descobertas recentes revelam dois templos antigos enterrados um sobre o outro no Iraque, ligados aos lendários Hércules e Alexandre, o Grande.

O post Achados arqueológicos revelam vínculos entre Hércules e Alexandre no Iraque apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Arqueólogos, durante escavações em Girsu, antiga Babilônia, desenterraram dois templos notáveis, um sobre o outro. O achado proporcionou insights inéditos sobre as antigas civilizações que ocuparam a região.

O templo superior, datado do século IV a.C., está associado a Alexandre, o Grande, cujo reinado abrangeu vastas porções do mundo conhecido entre 336 a.C. e 323 a.C.

O segundo templo, mais antigo e dedicado a Hércules e ao deus sumério Ningirsu, revela uma fascinante sobreposição de culturas ao longo dos séculos.

Templos sobrepõem-se no tempo

Ruínas do que restou dos templos de Hércules e Alexandre, em Girsu, atual Iraque Imagem: Projeto Girsu/Museu Britânico/Reprodução

A descoberta, parte do Projeto Girsu, conduzido pelo Museu Britânico de Londres, destaca a complexidade histórica da região, conhecida por suas camadas culturais.

Sebastian Rey, arqueólogo líder da escavação, compartilha que o antigo templo sumério ocupava exatamente o mesmo local da construção posterior.

Isso sugere uma conexão profunda com o passado e uma compreensão notável da história por parte dos habitantes da Babilônia no século IV a.C.

O tijolo com inscrições em aramaico e grego, encontrado no templo mais recente, contém referências ao doador de dois irmãos, o que foi interpretado como uma alusão ao próprio Alexandre.

A descoberta de uma dracma de prata grega sob um altar acrescenta um toque intrigante, com o nome enigmático Adadnadinakhe, significando Adad, doador de irmãos.

A inscrição, simbólica e cerimonial, ressalta a conexão mitológica entre Zeus, Hércules e Alexandre, evidenciada pela moeda que representa o deus grego dos céus e Hércules em um retrato que se assemelha ao próprio Alexandre.

Embora a visita de Alexandre ao local permaneça incerta, o sítio arqueológico revela oferendas associadas a rituais pré-batalha, inclusive figuras de soldados em argila, alguns que representam cavaleiros macedônios vinculados ao rei.

A possível utilização da prata babilônica por Alexandre para cunhar as próprias moedas destaca a influência duradoura dessa figura histórica na região.

Tais descobertas arqueológicas proporcionam uma janela única para o passado, assim revelam não apenas os vestígios físicos de templos sobrepostos, mas também as intrincadas conexões culturais e mitológicas entre Hércules, Alexandre e as antigas civilizações do Iraque.

O legado desses templos transcende o tempo e proporciona uma compreensão mais profunda da rica tapeçaria histórica dessa região fascinante.

O post Achados arqueológicos revelam vínculos entre Hércules e Alexandre no Iraque apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Pangeia não foi única: cientistas afirmam que novo supercontinente será formado https://multiversonoticias.com.br/cientistas-novo-supercontinente-pangeia/ Thu, 30 Mar 2023 14:04:00 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=120266

Antes de a Pangeia ser formada, houve outros supercontinentes. Daqui a alguns milhões de anos, haverá outro com os continentes atuais.

O post Pangeia não foi única: cientistas afirmam que novo supercontinente será formado apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Pangeia” é o nome dado ao supercontinente que existiu a cerca de 335 milhões de anos. Após sua separação, a Pangeia deu origem ao que hoje conhecemos como continentes do planeta Terra.

Porém, muito se engana quem pensa que a Pangeia foi o último supercontinente! A crosta terrestre é dividida em 52 placas tectônicas que se movimentam sobre o manto magmático, impulsionadas pela energia interior da Terra.

Sendo assim, com o passar dos anos, as placas vão se movimentando lentamente até que grandes massas de rochas estejam separadas umas das outras. Um exemplo disso é Rodínia, o supercontinente que existiu antes da Pangeia, há cerca de 750 milhões de anos atrás.

Com base nisso, fica fácil perceber que os supercontinentes existem por ciclos, formando enormes massas de terra que ficam próximas umas das outras por um período. Passado um tempo, eles dividem-se novamente em novos continentes até que milhões de anos depois voltam a formar um novo supercontinente.

Haverá outro supercontinente após a Pangea?

Como você pôde entender pelo que explicamos mais acima, a resposta é sim! Após a Pangeia e a nossa atual configuração dos continentes, cientistas teorizam que um novo supercontinente será formado.

Inclusive, aqui, no Multiverso Notícias, já publicamos uma matéria retratando questões sobre um dos processos que levarão à criação desse novo supercontinente. Os dois mais prováveis são a Aurica e a Amásia.

Pelo fato de não existirem formas de medir exatamente quando o sistema interno da Terra poderá criar uma nova rachadura nas placas e empurrá-las em direções opostas, é difícil dizer como os continentes vão se juntar ou como se unirão.

Os modelos, no entanto, são bem simples, porém suas consequências são mais severas. No caso da Aurica, o que se espera é que os continentes se juntem na linha do Equador, com as massas de terra mais ou menos bem distribuídas entre ambos os hemisférios.

Se esse supercontinente se formar, logicamente pela quantidade de massa de terra presente no equador, a absorção de luz solar seria muito maior. Consequentemente, a temperatura média do planeta subiria muito!

Já quanto à teoria da Amásia, esse seria o supercontinente formado caso os continentes atuais se juntassem ao redor do polo ártico.

Dessa forma, por fim, apenas a Antártica estaria presente no hemisfério Sul. Logicamente, o planeta acabaria entrando em uma nova era glacial, talvez até mais forte que a última.

O post Pangeia não foi única: cientistas afirmam que novo supercontinente será formado apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Uma descoberta impressionante foi feita por arqueólogos a respeito das primeiras pinturas https://multiversonoticias.com.br/uma-descoberta-impressionante-foi-feita-por-arqueologos-a-respeito-das-primeiras-pinturas/ Sun, 29 Jan 2023 15:21:04 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=95379

Há milhares de anos, o Neandertal se tornava o responsável por uma importante descoberta que pode revelar mais sobre as mudanças de culturas e comportamento humano.

O post Uma descoberta impressionante foi feita por arqueólogos a respeito das primeiras pinturas apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Uma descoberta impressionante foi feita pelos arqueólogos. Eles descobriram recentemente que nossos ancestrais, o Homo erectus, não são os responsáveis pela primeira pintura encontrada.

Pois é! Essa descoberta é muito singular, porque é difícil imaginar um desenho feito há milhares de anos que não foi feito pelas mãos de um humano.

Mas a verdade é que a primeira pintura vai um pouco mais além, e seus responsáveis são os Neandertais.

Imagem: reprodução

Nós que não estamos muito acostumados com estes assuntos podemos achar que tudo não passa de mais uma descoberta, mas muitos cientistas, arqueólogos e antropólogos estão profundamente interessados no tópico, justamente por ser o oposto.

A descoberta revela como as coisas aconteciam antes dos humanos e como era a sobrevivência na Terra naquele período. Isso determina e diz muito sobre como surgiram algumas culturas e conhecimentos que temos hoje, já que os Neandertais fazem parte do processo evolutivo.

Um dos cientistas que está muito interessado no caso é Paul Pettitt, especialista na era paleolítica que estuda sobre o comportamento dos Neandertais e Homo sapiens.

Os estudos de Paul são muito reveladores, já que ele busca a fundo as raízes históricas de artefatos ou qualquer sinal que esteja relacionado com a vida nos tempos antigos.

A arte Neandertal

A arte neandertal foi comprovada após essa descoberta. Junto com essa nova informação, veio também a de que suas comunidades, assim como nossa sociedade hoje, possuíam expressões culturais diversas, que se diferenciavam conforme a era evolutiva na qual estavam.

Os Neandertais faziam tinta com hematita, acre e manganês, misturavam esses fluidos e criavam tinta preta e vermelha. Eles as usavam para decorar as roupas que usavam e fazer pinturas no corpo.

Não há uma explicação, ainda, do motivo pelo qual os Neandertais iam até as cavernas para desenhar nas paredes, mas se sabe que isso poderia ser resultado de um motivo maior, como um ritual ou algo social da época que estavam.

À medida que as eras foram passando, segundo alguns fatos encontrados, a pintura Neandertal também foi mudando. Os neandertais passaram a usar a pintura como um símbolo de poder, logo, aumentaram o número de pigmentos pelo corpo. Dessa maneira, poderiam competir pela liderança de um grupo ou território.

65.000 anos atrás passaram a usar pinturas para marcar territórios, marcando cavernas profundas, como as que foram encontradas com marcas de mãos na Espanha.

O que é interessante é notar como eles mudaram, cerca de 15.000 anos atrás eles começaram a usar outros tipos de ornamentos como: conchas, dentes e ossos quebrados para fazerem colar, talvez brincos e quem sabe algum tipo de anel.

Essas pesquisas fazem com que os arqueólogos e antropólogos possam explicar muito do nosso convívio em sociedade, das mudanças de culturas e do rumo que o relacionamento humano tomou após a extinção dos Neandertais.

O post Uma descoberta impressionante foi feita por arqueólogos a respeito das primeiras pinturas apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Descoberta de fóssil de dinossauro revela qual foi a última refeição do animal https://multiversonoticias.com.br/descoberta-fossil-dinossauro-ultima-refeicao/ Tue, 27 Dec 2022 22:22:16 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=80062

Já ouviu falar em Jurassic World e se imaginou naquele tempo onde havia tantos dinossauros e aventuras? Já pensou em você tentando continuar vivo, sem ser comido por um Tiranossauro Rex? Imagem: Reprodução A seguir, vamos falar de um dinossauro e de sua última refeição, uma descoberta recente que pode revelar muito mais do que […]

O post Descoberta de fóssil de dinossauro revela qual foi a última refeição do animal apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Já ouviu falar em Jurassic World e se imaginou naquele tempo onde havia tantos dinossauros e aventuras? Já pensou em você tentando continuar vivo, sem ser comido por um Tiranossauro Rex?

Imagem: Reprodução

A seguir, vamos falar de um dinossauro e de sua última refeição, uma descoberta recente que pode revelar muito mais do que sonhamos.

Mas calma, ele não era do tamanho gigantesco de um Tiranossauro Rex, e o que ele comeu por último não foi um ser humano.

O dinossauro em questão é do tamanho de um gato, e a sua possível presa, embora não tenhamos uma resposta certeira, era pequeno também. Acontece que o fóssil tem cerca de 120 milhões de anos!

Dentro de seu estômago, foi encontrado o pé de um mamífero. Não se sabe ao certo se ele comeu só o pé ou o mamífero inteiro, mas a descoberta se concretizou como sendo a primeira evidência de um dinossauro comendo um mamífero.

Segundo uma pesquisa no oeste da China, os pés estavam em perfeito estado de preservação. Conforme descrito no Journal of Vertebrate Paleontology, o dinossauro é descrito como um microraptor, entre os menores já descobertos, e são descritos como tendo pena, que talvez usassem para voar.

A matéria mostra que o minidinossauro, assim podemos chamar, se alimentava não só de mamíferos, como também de plantas, ou seja, ele não tinha uma única fonte de alimentação.

Esse não foi o único dinossauro encontrado com os restos de alimentação no estômago. Um dinossauro mais novo, com 110 milhões de anos, também já foi encontrado. Ele foi considerado um dos dinossauros mais bem preservados do mundo, e, no entanto, em seu intestino foram encontradas apenas plantas macias, além de algumas pedras.

Além disso, os cientistas que se empenham por pesquisar alimentos encontrados no estômago de dinossauros chegam a comentar que é muito importante dar atenção a esse fato, visto que eles ainda não podem afirmar, com certeza, as comidas exatas que esses animais usavam para se alimentar.

Os estudos são também importantes para relatar fatores como onde os dinossauros viviam. Então não se trata apenas do estudo de ossos, como alguns costumam pensar, mas um pedaço importante da história humana.

Nos estudos arqueológicos, aprendemos também não só o que comiam, mas o clima de determinada região, ou mesmo a estrutura de dentes, inclusive a fisionomia desses animais são estudados com muita atenção para que, cada vez mais, sejam feitas descobertas históricas sobre o nosso passado!

O post Descoberta de fóssil de dinossauro revela qual foi a última refeição do animal apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
Escritos medievais são encontrados e revelam algo INÉDITO https://multiversonoticias.com.br/escritos-medievais-sao-encontrados-e-revelam-algo-inedito/ Sun, 11 Dec 2022 01:04:36 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=72283

Descoberta ocorreu na Inglaterra e só foi possível graças a um novo equipamento de iluminação que decifrou o que estava escrito.

O post Escritos medievais são encontrados e revelam algo INÉDITO apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

No momento em que estava trabalhando com um manuscrito medieval raro, a doutoranda inglesa chamada Jessica Hodgkinson foi pega de surpresa ao encontrar algo completamente diferente do que ela já havia visto.

A descoberta diz respeito a uma vasta quantidade de minirrecortes, já não tão visíveis assim, na parte inferior de determinadas páginas do manuscrito.

Porém, o que ela não sabia – mas descobriu mais tarde – é que esses pequenos recortes formariam um nome feminino – Eadburg.

Por trás da escrita, a teoria é a de que ela tenha sido feita por uma mulher pertencente à alta sociedade, uma vez que apenas membros com alto poder aquisitivo podiam aprender a ler e escrever.

Na visão dos pesquisadores, o próprio nome de quem escreveu os achados é Eadburg.

Confira a seguir algumas imagens do manuscrito e suas incrições:

Foto: Jessica Hodgkinson

Mesmo que o sentido possa parecer confuso e não haja clareza na escrita, os cientistas acreditam que Eadburg estava escrevendo e destacando o que havia lido em “Atos dos Apóstolos”. Ao que tudo indica, os registros foram originados no sul do país inglês entre 700 e 750 d. C.

Veja um comentário feito por Hodgkinson enviado por e-mail ao Live Science:

“Atualmente, identificamos cinco instâncias do nome de Eadburg escritas na íntegra em cinco páginas diferentes do manuscrito. Outras formas abreviadas do nome – incluindo E, EAD e EADB – foram encontradas nas margens dessas e de outras páginas mais de 10 vezes até agora.”

Além disso, Hodgkinson compartilhou que era possível ver, ao lado do nome de Eadburg, uma cruz, e essa descoberta foi feita enquanto estudava o manuscrito medieval raro na Biblioteca Weston, na universidade de Oxford.

Entretanto, a compreensão apenas foi possível graças a uma tecnologia de imagem desenvolvida pelo projeto Análise e Gravação do Patrimônio Cultural Bodleiano em Oxford (ARCHiOx), em parceria com a Fundação Factum.

Foto: Jessica Hodgkinson

A nova tecnologia possui um método chamado registro estéreo fotométrico, de acordo com John Barrett, líder técnico do projeto ARCHiOx. Ao usar essa técnica, o item foi examinado sob diferentes ângulos de iluminação, a fim de montar um projeto 3D.

O método utilizado no manuscrito para escrever é popularmente conhecido como “ponto seco”, pois não conta com a presença de tinta.

Foto: Jessica Hodgkinson

“As adições de Eadburg ao manuscrito são incomuns e emocionantes”, disse Hodgkinson. “Elas mostram o nome de mulher várias vezes, inclusive como parte de uma inscrição mais longa que poderia ter sido escrita na língua vernácula do inglês antigo, ao lado de uma série de desenhos intrigantes.”

O post Escritos medievais são encontrados e revelam algo INÉDITO apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>
É revelado o motivo que levou ao colapso a civilização Maia https://multiversonoticias.com.br/e-revelado-o-motivo-que-levou-ao-colapso-a-civilizacao-maia/ Sun, 24 Jul 2022 14:05:30 +0000 https://multiversonoticias.com.br/?p=48247

Após muitas pesquisas e busca por respostas, finalmente, foi descoberto o motivo que levou ao declínio do Império Maia. Com base em dados arqueológicos, históricos e paleoclimáticos, os pesquisadores chegaram a uma conclusão, de que o responsável pelo colapso da metrópole Mayapan, capital da civilização maia, foi a seca. Leia mais: Pachinko | A história que […]

O post É revelado o motivo que levou ao colapso a civilização Maia apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>

Após muitas pesquisas e busca por respostas, finalmente, foi descoberto o motivo que levou ao declínio do Império Maia. Com base em dados arqueológicos, históricos e paleoclimáticos, os pesquisadores chegaram a uma conclusão, de que o responsável pelo colapso da metrópole Mayapan, capital da civilização maia, foi a seca.

Leia mais: Pachinko | A história que traz à tona os fatos

Segundo estudos, houve a comprovação de que as condições climáticas daquela época foram as responsáveis pelo fim da civilização. Estima-se que devido a tais condições, houve uma quebra da estrutura política e, por consequência, um conflito civil aconteceu e forçou grande parte dos sobreviventes a ir em busca de refúgio em grupos menores.

Várias fontes de dados indicam que o conflito civil aumentou significativamente, e a modelagem linear generalizada correlaciona conflitos na cidade com condições de seca entre 1400 e 1450 EC”, escrevem os pesquisadores, os quais são compostos por profissionais norte-americanos, australianos, mexicanos, canadenses, ingleses e alemães.

Para conseguir chegar a determinada conclusão, fora revistos cerca de 800 anos de dados, os quais incluíam informação sobre clima, dietas contemporâneas, mudanças e estudos sobre restos humanos, a fim de encontrar alguma evidência, por exemplo, uma lesão traumática, o que indicaria o acontecimento de um conflito.

Além disso, os pesquisadores identificaram um ponto-chave que ligava os períodos de chuva com o aumento significativo da população. Sendo assim, a seca interferiu diretamente na produção rural.

Registros arqueológicos e históricos são adequados para examinar os efeitos sociais passados das crises climáticas em ciclos de longo prazo”, escreveram os estudiosos.

Eles também afirmaram que, independentemente de como as civilizações enfrentavam crises, as mudanças climáticas foram capazes de provocar um colapso em civilizações prósperas e solidificadas.

O post É revelado o motivo que levou ao colapso a civilização Maia apareceu primeiro em Multiverso Notícias - Diariamente o melhor do mundo POP, GEEK e NERD!.

]]>