Ingrediente vital: cientistas fazem nova descoberta sobre a vida

O fósforo, que é um elemento muito importante, está escasso na Terra, mas é abundante em outros mundos. Saiba mais!

O fósforo é um dos blocos de construções essenciais para a vida. É usado tanto para construir o DNA quanto para construir o RNA. Porém, segundo os últimos estudos da National Aeronautics and Space Administration (Nasa), descobriu-se que no oceano subterrâneo de Encélado, satélite natural de Saturno, há um novo nutriente vital.

Além disso, constatou-se que as concentrações podem ser milhares de vezes maiores do que as dos oceanos da Terra, como afirmou o cientista planetário Yasuhito Sekine, em 14 de dezembro. Nesta matéria, falaremos sobre o mais recente ingrediente vital.

Esse elemento essencial também pode aparecer em abundância em muitos outros mundos gelados, colaborando assim para a busca pela vida alienígena. Isso foi dito por Sekine, do Instituto de Tecnologia de Tóquio.

Um oceano habitável 

Já Morgan Cable, astrobiólogo do Laboratório de Propulsão a Jato em Pasadena, afirmou:

“Sabíamos que Encélado tinha a maioria dos elementos essenciais para a vida como a conhecemos – carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio e enxofre. Agora que [o fósforo] foi confirmado… Encélado agora parece atender a todos os critérios para um oceano habitável.”

Qual a opinião dos pesquisadores sobre Encélado?

Para muitos pesquisadores, Encélado é um dos lugares mais prováveis de se encontrar vida. Esse é um lugar com um mundo envolto em gelo, com um oceano de água salgada escondido abaixo dele.

Além disso, em 2005, a espaçonave Cassini conseguiu observar gêiseres expelindo vapor e partículas de gelo da camada gelada de Encélado. E nesses aerossóis espaciais, os cientistas detectaram moléculas orgânicas.

Mas até então os pesquisadores não tinham certeza se o fósforo também existia em Encélado. Na superfície da Terra, o elemento é relativamente escasso. Grande parte do fósforo está em minerais, e sua disponibilidade geralmente controla o ritmo com o qual a vida pode proliferar.

Alguns pesquisadores também resolveram analisar partículas do anel de Saturno. Percebeu-se que alguns grãos de gelo no anel recebem enriquecimento com um composto de fósforo: o fosfato de sódio.

Enfim, os estudiosos também estimam que um quilograma de água do oceano de Encélado contém cerca de 1 a 20 mmol de fosfato, uma concentração milhares de vezes maior do que no grande oceano azul da Terra.

você pode gostar também