Já pensou se o Sol deixasse de ser a fonte de energia da Terra?

Apesar de estar distante, o cronômetro do Sol já está contando o tempo para o seu fim. Entenda melhor essa situação!

Você é capaz de nos dizer quantos anos tem o Sol? De acordo com a NASA, a partir de análises feitas em rochas que foram trazidas do espaço, durante as viagens realizadas pela agência espacial, é possível ter uma ideia da idade do Sol. A estrela solar possui cerca de 4,5 bilhões de anos!

Os estudos feitos pela NASA não pararam após a descoberta da real idade do Sol. Porém, a próxima informação encontrada pelos pesquisadores pode ser considerada um pouco caótica.

Segundo observações, as estrelas, como o Sol, possuem um tempo de vida estimado entre 9 e 10 bilhões de anos. Confira mais informações sobre o Sol, a seguir:

Mais curiosidades sobre o Sol

Bom, como dito anteriormente, se uma estrela parecida com o Sol possui um tempo de vida médio entre 9 a 10 bilhões de anos, isso significa dizer que o Sol está chegando na metade do seu tempo de vida. Ou seja, pode-se dizer que a estrela vai se apagar daqui a cinco bilhões de anos.

Óbvio que ainda falta muito para isso acontecer e que não estaremos mais aqui na Terra caso isso realmente ocorra. Porém, essa informação traz um grande questionamento: “O que pode acontecer se o Sol se apagar de vez?”.

De acordo com os estudos da NASA, a vida humana na Terra chegaria ao fim praticamente, pois o Sol está no meio do Sistema Solar. E sem a luz produzida por ele, além da energia, viver no planeta seria impossível.

É importante ressaltar que isso não é uma suposição, e sim, um fato. Outras estrelas da Via Láctea apagariam da mesma forma.

Tal como os automóveis, o Sol possui seu tanque reserva de energia. Assim que a energia desse tanque estiver acabando, o Sol vai aumentando de tamanho até se transformar em uma gigante vermelha.

Nessa fase, o Sol ficará mais escuro, mais frio e mais vermelho, além de se alimentar de outros elementos de sua formação química.

A NASA ainda alertou que, conforme o Sol for aumentando o seu tamanho, ele deve engolir os planetas do Sistema Solar, sendo a Terra, um dos primeiros planetas.

Após os 5 bilhões de anos que estão por vir, o Sol se transformará em uma anã branca, fase posterior à gigante vermelha, onde as estrelas já consumiram todo o seu oxigênio.

você pode gostar também