Tempestade geomagnética atinge a Terra após aproximação do Sol

Na última quarta-feita (7), o planeta Terra se aproximou do Sol e, em razão disso, foi atingido por uma tempestade geomagnética. Saiba mais.

Na última quarta-feira, dia 4 de janeiro de 2023, aconteceu algo curioso: o planeta Terra alcançou o periélio, o ponto de órbita que se encontra mais perto do Sol.

Segundo informações coletadas pelo Centro de Previsão do Tempo Espacial da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), localizada nos Estados Unidos, o nosso planeta recebeu uma tempestade geomagnética.

Sabe o que é periélio da Terra? Vamos te explicar!

Primeiramente, podemos dizer que, em sua maior velocidade orbital, de aproximadamente 30,3 km/s, equivalente a 109,08 mil km/h, o nosso planeta chegou a “apenas” a 147.098.838 km do Sol.

Vale lembrar que isso representa cerca de 5 milhões de km mais próximo do Sol. Ou seja, a uma velocidade de 3,6 mil km/h muito mais rápida que no afélio, o ponto em que está mais distante da estrela hospedeira.

Mas aí surge uma dúvida: Mas o que é afélio? Podemos te explicar sobre esse termo agora mesmo.

O afélio nada mais é do que o ponto da órbita de um planeta, ou até mesmo de um cometa, em que é a maior distância do Sol.

As distâncias e as velocidades se diferem de uma forma rápida de um ano para outro, por conta das perturbações gravitacionais da Lua e dos outros planetas.

Foto: NASA/GSFC/SOHO/ESA

A imagem acima se trata de uma parte que apresenta uma ejeção de massa coronal (CME) em explosão da superfície do Sol se dirigindo à Terra. Depois de horas, as partículas com plasma solar se desviam especialmente em volta da magnetosfera do planeta.

Os caminhos que estão azuis são as linhas que emanam dos polos da Terra, retratando algumas de suas linhas de campo magnético.

Tempestade geomagnética

Em razão desse ocorrido, o Sol recebeu um jato de plasma em uma grande velocidade, com partículas solares, que vai afetar o campo magnético do planeta.

Aliás, na quinta-feira (5), a mesma situação se repetiu. A NOAA informou que o que aconteceu na quarta-feira desperta uma tempestade geomagnética pequena da classe “G1”, que desgastaria as redes elétricas.

Além disso, poderia ocorrer alguns apagões de rádio e ainda causar auroras coloridas muito mais ao sul do que o normal, provavelmente até o lado sul de Michigan e Maine, nos Estados Unidos.

Porém, a tempestade foi muito fraca e não trouxe nenhum tipo de impacto persistente no planeta Terra. Precisamos destacar também que se trata de uma simples coincidência que o periélio deste ano se alinhe exatamente com uma tempestade geomagnética.

você pode gostar também