Viagens espaciais: Lua volta a ser destino das missões no espaço

De acordo com cientistas, o satélite natural da Terra será fundamental na expansão espacial; entenda.

Foto: Shutterstock

Uma das grandes protagonistas da corrida espacial, a Lua, voltou a ser um importante ponto na estratégia de expansão do conhecimento sobre o espaço.

Isso porque diferentes países projetam conhecer outros planetas tendo a Lua como intermediária, servindo de base para astronautas em voos mais distantes. 

Desse modo, muitos pesquisadores esperam que as próximas visitas ao satélite tragam informações importantes, o que também ajudaria a fazer da Lua um local que facilitaria novas missões, como para Marte.

De acordo com informações oficiais, essa busca será realizada por diferentes países ainda durante o ano de 2023.

A mais recente delas foi a Artemis I, realizada pela National Aeronautics and Space Administration (ou NASA, agência espacial norte-americana).

Missão espacial com Artemis I

missão artemis
Imagem: Nasa/Reprodução

Uma das recentes missões da Nasa tem o objetivo de testar tecnologias que serão responsáveis por um novo pouso de seres humanos na Lua.

Para isso, a agência enviou a cápsula Orion, em 16 de novembro de 2022, que chegou a 130 quilômetros da superfície lunar. O equipamento bateu recorde de voo mais distante dentro das categorias “classe tripulada”.

O principal objetivo do voo inaugural foi testar a duração do escudo térmico da aeronave ao reentrar na atmosfera da Terra, que aconteceu em 11 de dezembro de 2022, de forma bem-sucedida.

Hakuto-R M1

Hakuto M1
Imagem: Ispace/Reprodução

A iniciativa privada também entrou na “corrida”. Esse projeto, que faz parte do programa da empresa japonesa Ispace, tem o objetivo de lançar dois “Astromóveis” (ou Rovers), um desenvolvido pelos Emirados Árabes Unidos, e o outro, pela Agência Espacial Japonesa.

A missão também contou com a SpaceX, responsável pelo transporte dos equipamentos com o Falcon 9.

Segundo a Ispace, o objetivo da missão é validar a capacidade do lander lunar, onde estão anexados os “rovers”, no período de três a cinco meses.

A viagem feita pelo Falcon 9 também levará um satélite menor da Nasa, o chamado Lunar Flashlight. Esse equipamento tem o objetivo de buscar água que pode estar em forma de gelo no polo sul da Lua.

Outros voos até a Lua

Além da Nasa e de empresas do setor privado, Índia e Rússia também pretendem realizar lançamentos em 2023.

No caso da Índia, a tentativa de sucesso para explorar o polo sul da Lua será com a missão Chandrayaan-3, sucessora do Chandrayaan-2.

Com isso, o objetivo é levar uma nave não tripulada até o satélite, além de um robô para exploração da superfície lunar.

Por fim, a Rússia tem planos de lançar o projeto Luna 25 em julho de 2023, para também explorar o polo sul da Lua com uma sonda.

você pode gostar também