NASA anuncia parceria com empresa para habitações na Lua e em Marte

Empresa será responsável pela construção da infraestrutura para futuras expedições.

 

Novidades no projeto de expansão espacial: A NASA (Agência Espacial Norte-Americana) anunciou, na última semana de novembro, a escolha da empresa de tecnologia responsável pela construção de habitações na Lua e em Marte, como parte do “Projeto Olimpo”. A organização escolhida se chama Icon 3D Tech e firmou um contrato de US$ 57,2 milhões (cerca de R$300 milhões), válido por 5 anos.

A parceria tem como foco a construção de casas, estradas e plataformas de pouso, com o objetivo central de enviar uma impressora 3D autônoma que possibilite todos esses itens necessários para a exploração dos dois destinos. O projeto prevê que as “obras” sejam feitas com o uso de recursos encontrados no próprio local.

De acordo com o diretor de maturidade tecnológica da agência, Niki Werkheiser, são necessárias novas tecnologias que se adaptem aos ambientes a serem explorados.  E comunica à empresa que:

“Impulsionar esse desenvolvimento com nossos parceiros comerciais criará os recursos de que precisamos para futuras missões.”

Nasa e Icon 3D

Imagem: ICON/Reprodução

 

A empresa de tecnologia Icon 3D já é uma conhecida da NASA, com trabalhos feitos anteriormente para a agência espacial, incluindo protótipos de bases extraterrestres. Um dos projetos anteriores ao “Olimpo” foi o chamado “Mars Dune Alpha”, com a impressão de um protótipo de habitat 3D, que será usado nas missões simuladas de Marte, no próximo ano.

Agora, a empresa trabalha para a entrega do novo contrato milionário, que será um grande feito para as pesquisas em outros planetas, com a instalação da impressora 3D autônoma na Lua e em Marte. O co-fundador da Icon, Jason Ballard, falou sobre a importância do projeto e afirmou:

Será a primeira construção da humanidade em outro mundo, e isso será uma conquista muito especial.

Após as assinaturas, a empresa divulgou um vídeo com a projeção do Projeto Olimpo. Confira abaixo.

você pode gostar também