Mundos aquáticos: Nasa investiga nova categoria de planetas

Nasa conseguiu encontrar dois planetas 'gêmeos', nomeados como Kleper-138c e Klper-138, que podem ser constituídos basicamente de água.

Os exoplanetas que receberam os nomes de Kepler-138c e Kepler-138d orbitam uma estrela há 218 anos-luz da Terra, encontrada na constelação Lyra.

A descoberta surgiu quando os dados do Kleper de 2014 chamaram a atenção dos cientistas, fazendo com que eles visitassem novamente os planetas “gêmeos” para entender a formação deles.

Segundo o astrofísico da Universidade de Montréal e coautor da nova pesquisa, Björn Benneke, os três pesquisadores inicialmente pensaram que os planetas mais largos que a Terra são bolas gigantes de metal e rocha, assim como as versões ampliadas da Terra e, por esse fator, eles a chamavam de “Super Terra”.

Os cientistas mostram que os dois planetas, Keplers 138c e d, são um pouco diferentes: uma grande parte de todos de seus volumes é feita somente de água. Foi a primeira vez que observaram esses planetas, os quais podem ser apontados como “mundos aquáticos”.

Apesar das novas descobertas, os astrônomos ainda não têm a capacidade de revelar se esses planetas são essencialmente feitos de água, ou seja, eles ainda não encontraram o líquido diretamente nos planetas.

Porém, os pesquisadores calcularam a densidade de cada um: os dois têm aproximadamente três vezes o volume da Terra, mas com apenas duas vezes sua massa. O cientistas ficaram surpresos com o resultado, pois eles pensavam que fossem diferentes.

A densidade baixa sugere que mais da metade são compostos de algo que seja mais pesado do que o hidrogênio e o hélio, mas muito mais leves que as rochas que até mesmo os cientistas pensaram que iriam encontrar durante as pesquisas sobre os planetas gêmeos.

Os pesquisadores relataram que existe a possibilidade de as formações dos dois planetas serem de compostas por água. Os cientistas indicam que os dois planetas talvez sejam parecidos com luas geladas do Sistema Solar exterior.

Ambos podem esconder uma grande quantidade de água abaixo da camada de gelo e por cima de um núcleo rochoso, mas os planetas podem ser muito mais aquecidos do que as luas e com pouco gelo.

você pode gostar também