Origem do Sistema Solar é desafiada por uma nova descoberta científica

Cientistas da Universidade de Ontário, no Canadá, encontraram motivos para questionar a teoria da origem do Sistema Solar. Saiba mais!

Há muitos anos, acredita-se que o Sistema Solar formou-se com base no gelo, porém, uma descoberta recente coloca essa teoria em xeque.

Isso porque, segundo estudiosos da Universidade de Western, em Ontário, Canadá, uma bola de fogo que foi vista cruzando o céu possivelmente era de matéria rochosa, e não de gelo. Tal descoberta refuta a teoria de que haja apenas gelo na Nuvem de Oort.

Nuvem de Oort e nosso Sistema Solar

A Nuvem de Oort é um aglomerado de objetos gelados situado à borda do nosso Sistema solar e próximo a diversas estrelas.

Assim, por causa da sua localização, não é incomum que uma estrela, em sua trajetória, acabe se chocando com algum objeto dessa nuvem e, em consequência, empurre tais objetos rumo ao Sol, formando o que conhecemos como cometas com longas caudas.

Até o momento, tudo o que vinha da Nuvem de Oort, de acordo com os pesquisadores, era composto de gelo. Esse fato moldava a compreensão da origem do Universo, pois levava a crer que o Sistema Solar seria no gelo, já que apenas esse tipo de matéria havia sido encontrada.

Porém, um evento captado pelo Observatório Global de Fireball, em Alberta, por um grupo de astrônomos, abriu uma nova possibilidade.

Os estudiosos observaram um meteoroide (um pedaço de rocha semelhante a um asteroide), provavelmente vindo da Nuvem de Oort, cruzar o céu de Alberta. O evento aconteceu em fevereiro de 2021, com publicação da descoberta na revista Nature Astronomy.

De acordo com Denis Vida, um dos pesquisadores envolvidos:

“Esta descoberta apoia um modelo totalmente diferente da formação do Sistema Solar, que apoia a ideia de que quantidades significativas de material rochoso coexistem com objetos gelados dentro da nuvem de Oort.

Este resultado não é explicado pelos modelos de formação do sistema solar atualmente favorecidos. É um divisor de águas completo.”

você pode gostar também