Você sabe como as estrelas nascem? Confira agora mesmo!

Estrelas são astros celestes encantadores que, desde a Antiguidade, despertam a curiosidade das pessoas.

As estrelas são astros celestes encantadores que, desde a mais longeva Antiguidade, despertam a curiosidade dos seres humanos.

Contudo, o que a maioria das pessoas não sabe é que, assim como nós, elas nascem, crescem e morrem.

O nascimento de uma estrela ocorre nas nebulosas, que são imensas nuvens de gás compostas por hélio e hidrogênio.

As partículas de gás, geralmente de hidrogênio, ficam soltas no Universo e, devido à força da gravidade que possuem, se juntam aos poucos, atraindo-se umas contra as outras, o que faz com que a nebulosa tenha uma redução de tamanho, ou seja, ela se contrai.

Nesse cenário, o estreitamento dos gases causa a elevação da temperatura, que aumenta ali começa a aumentar cada vez mais.

Por sua vez, essa temperatura, quando elevada o suficiente, faz com que essa grande bola de gás comece a emitir luz, gerando a queima do hidrogênio.

Essa atividade é chamada de fusão nuclear e libera muita energia. Esse processo, então, caracteriza o início da vida de uma estrela.

Estes elementos químicos são a origem das estrelas

Os átomos de hidrogênio fundem-se dando origem ao hélio durante a fusão nuclear. A queima do hélio dá origem ao lítio e assim sucessivamente, cada vez originando elementos mais pesados.

A temperatura vai aumentando conforme o combustível é consumido, e assim a estrela sofre uma expansão.

Nessa fase, as estrelas costumam ser chamadas pelos cientistas de gigante vermelha. Depois disso, o que prevalece é a força gravitacional, quando a estrela começa a encolher.

Temperatura e tempo de vida

Dentro delas, existe uma temperatura altíssima. Um exemplo dessas temperaturas é o núcleo do Sol, que chega a incríveis 15 milhões de graus Celsius!

Já o tempo de vida de uma estrela, por sua vez, depende de sua massa. Quanto maior a massa, mais calor e luz a estrela libera.

Em suma, as estrelas são elementos astronômicos muito conhecidos. Os povos antigos já utilizavam as constelações como referência para acompanhar a passagem do tempo e das estações do ano.

E, acreditem, no nosso mundo atual, as constelações ainda servem como ferramentas de navegação! Legal, não é?

você pode gostar também