Estudo sugere de onde vem o oxigênio do planeta Terra

Experimentos indicam que a Era Arqueana pode ser a explicação sobre onde surgiu o oxigênio que conhecemos atualmente; entenda mais na leitura a seguir!

A pergunta que não quer calar é: como a atmosfera da Terra pode ter se tornado oxigenada? Afinal, cerca de 21% da atmosfera são constituídos de um elemento importante e “vivificante”.

Porém, em um passado bastante remoto, entre 2,8 e 2,5 bilhões de anos atrás, esse tipo de oxigênio era praticamente inexistente por aqui.

Segundo pesquisa feita e publicada pela “Nature Geoscience”, acredita-se que ao menos uma quantidade pequena de oxigênio inicial surgiu de fontes tectônicas por meio de destruição e movimento da crosta da Terra.

Calma, a seguir nós vamos te explicar de uma forma fácil de entender.

Terra na possível Era Arqueana

Acredita-se que, entre 2,5 e 4 bilhões de anos atrás, existiu o período Éon Arqueano, que representa cerca de um terço da história planetária.

Considerando ainda que a Terra era de origem aquática, estava cercada por belos oceanos, assim como por gases que emitiam um elemento chamado metano. A vida celular não existia ainda e todas as atividades terrestres eram tectônicas.

Em nosso planeta atual, a atividade dominante é das placas tectônicas, porém, a principal questão de estudiosos é sobre como era seu comportamento na chamada Era Arqueana.

Um experimento revolucionário

Para um experimento que desvenda o mistério, foram coletadas amostras de rochas com cerca de 2,750 a 2,670 milhões de anos, que se trata de granitoides do extremo leste de Québec, no Canadá, a fim de investigar o nível de oxidação desses magmas neoarqueanos.

Os estudiosos conseguiram medir o estado de oxidação das rochas magmáticas e entender como cristais em zircônio suportam as altas pressões e as temperaturas mesmo após seu processo de cristalização.

Também foi possível realizar a medição da fugacidade do oxigênio do magma arqueano.

Fatos bastante reveladores para o estudo! O oxigênio criado a partir da água

Algumas importantes descobertas sobre a Era Arqueana mostram que os magmas oxidados na verdade se formaram há 2,7 bilhões de anos.

No entanto, o oxigênio conhecido nesses magmas pode ter surgido por meio de outra fonte e acabou sendo liberado em nossa atmosfera perante as erupções vulcânicas.

Embora o mecanismo exato ainda não seja claro, a ocorrência desses magmas indica que o processo de subducção, quando a água do oceano foi levada centenas de quilômetros para dentro do planeta, é o que geraria o chamado oxigênio livre que conhecemos.

Assim, entendemos que a Terra é o único lugar do Sistema Solar onde as placas tectônicas e a subducção ativa sugerem uma possível “vida nos outros planetas de origem rochosa”, e que nosso conhecido oxigênio veio de uma fonte bem mais quente, profunda e desconhecida do que imaginávamos.

você pode gostar também