Planetas do Sistema Solar poderão ser observados a olho nu

Desde o dia 3 de junho, sexta-feira, alguns planetas podem ser vistos simultaneamente a olho nu

Desde o dia 3 de junho, sexta-feira, os planetas, como Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, podem ser vistos simultaneamente a olho nu. Este evento será estendido até o fim do mês de junho.

Leia mais: Moonfall e 7 vezes que Roland Emmerich destruiu o planeta em seus filmes

A fim de que você possa ter a chance de contemplar tal acontecimento, o guia “Sky & Telescope”, aconselha encontrar um local onde seja possível ter uma visão clara e baixa em direção ao leste para contemplar Mercúrio.

As informações mostram que Mercúrio aparece perto da linha do horizonte, porém, irá conquistar altura a medida que os dias se sucederem.

Você terá menos de meia hora entre quando Mercúrio aparecer pela primeira vez acima do horizonte, e quando essencialmente se perder no brilho do Sol nascente”, diz o guia.

Porém, se você ainda não conseguiu contemplar este fenômeno, não fique abalado! De acordo com as informações, o melhor dia para contemplar os planetas será na sexta-feira, dia 24 de junho, momentos antes de o sol nascer, aproximadamente, 5h05min.

Esse é o momento em que os planetas estarão com o brilho no máximo, sem mencionar que a Lua se encontrará entre Vênus e Marte.

Mesmo que os planetas possam estar bem próximos um do outro, devido à ideia de enfileiramento, eles não estão. Para Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e também diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), a ideia de “alinhamento” surge devido ao fato de orbitarem o Sol no mesmo plano de eclíptica, ou seja, uma linha imaginária, a qual possui a função de traçar o percurso da Terra ao redor da estrela.

O fato de estarem todos do mesmo lado do Sistema Solar permite que possam ser observados ao mesmo tempo”, explica. O último evento semelhante ocorreu há 18 anos, em março de 2004.

você pode gostar também