Moonfall e 7 vezes que Roland Emmerich destruiu o planeta em seus filmes

Para os fãs de sci-fi, o nome de Roland Emmerich não é nada estranho.

O cineasta é conhecido por produções de grande sucesso de sci-fi, foi consagrado no cinema com o filme de 1992: Soldado Universal, que mistura fatos históricos com ficção científica. Desde então, já fez parte de muitas outras superproduções, como O Patriota, definido como um longa metragem histórico.

Leia mais: 7 filmes de ficção científica que você pode assistir na Netflix

Em 2022, Roland lança seu novo projeto: Moonfall, onde o planeta se encontra em perigo, pois misteriosamente a lua saiu de órbita e entrou em rota de colisão com a Terra, mobilizando uma equipe a viajar ao espaço e tentar evitar a catástrofe. Protagonizado por Patrick Wilson, que interpreta o astronauta Brian Harper, ao lado de Halle Barry, que vive o papel de uma executiva da NASA chamada Jo Fowler, o filme promete divertir o público com seus efeitos especiais e seu elenco de peso.

Já que estamos falando de um filme apocalíptico produzido por Roland Emmerich (que, diga-se de passagem, é algo que caracteriza sua carreira), que tal conhecer outros 7 filmes em que o cineasta resolveu destruir a Terra?

“El Principio del arca de Noé” (1984)

O filme, de 1984, se passa em um pós-apocalipse, onde a terra foi devastada pela radiação, astronautas tem o objetivo de monitorar a meteorologia terrestre, trazendo uma grande discussão política pois, no enredo, o governo tenta usar a nave como uma máquina do tempo.

Nem precisa ser dito que o longa conta com muitos efeitos especiais.

“Estação 44” (1990)

Mais um filme ambientado em um pós-apocalipse. Aqui, os humanos tentam voltar ao planeta Terra, após sua devastação. Como se não bastasse, robôs tentam conquistar as naves tripuladas pelos humanos, fazendo uma critica social as grandes multinacionais, tornando-as grandes vilãs dos males que assolam o planeta.

“Independence Day” (1996)

Talvez esta seja uma das mais conhecidas produções do cineasta.

Vencedor do Oscar de Melhores Efeitos Especiais, o filme conta a história de uma invasão alienígena à Terra, que promete acabar com a humanidade, fazendo com que as nações se unam para combater a ameaça, que acontece no dia 4 de julho, dia da independência dos Estados Unidos.

Embora Roland seja nacionalmente alemão, você pode esperar do filme uma forte saudação a cultura estadunidense.

“Godzilla” (1998)

Godzilla é mais um filme famosíssimo de Emmerich, que contou com uma produção milionária e um elenco de peso. O enredo traz uma gigantesca ameaça, quando uma grande criatura começa a atacar a cidade, mobilizando cientistas e agentes secretos para tentar conter a ameaça.

Apesar de agradar o público, o filme ganhou o framboesa de ouro (paródia do Oscar, onde se premia os piores do ano) como “pior remake”.

“O dia depois de amanhã” (2004)

Um grande filme de catástrofe natural, que traz discussões sobre o aquecimento global. “Um dia depois de amanhã” mostra Jack Hall (Dennis Quaid) tentando chegar até seu filho que está em Nova York, em meio a uma tempestade catastrófica, que provoca desastres naturais irreparáveis.

“2012” (2009)

Assim como em “O dia depois de amanhã”, “2012” também tem como foco catástrofes naturais. O filme se baseia em uma antiga profecia Maia sobre o alinhamento dos planetas e o fim do mundo. Ao constatarem que a ameaça é real, cientistas colocam em prática um plano de escape de um seleto grupo da sociedade.

O filme é famoso por grandes cenas de desastres, que tiraram suspiros do público, na época, consideravam a possibilidade da profecia ser real.

“Independence Day: Contra ataque” (2016)

Um novo ataque alienígena acontece, vinte anos depois do devastador ataque do Dia da Independência, convocando uma nova tripulação para combater a nova ameaça.

A sequência do sucesso, de 1996, foi a volta do cineasta ao campo da ficção cientifica, gênero que consolidou sua carreira, após diversos anos afastado, produzindo filmes de ficção histórica.

Então, se você é fã de filmes apocalípticos e ainda não conhece as obras de Roland Emmerich, pegue a pipoca e vá assistir a um destes maravilhosos filmes. Aqui está uma lista de streamings onde você pode encontrar os filmes mencionados:

“Independence Day” (1996 e 2016): Disney+;

“O dia depois de amanhã”: Star+;

“Godzilla”: HBO Max;

“2012”: Globoplay, Star+, Amazon Prime Vídeo;

“Moonfall”: Em cartaz nos cinemas.

você pode gostar também