Conheça 3 mistérios jamais solucionados do quadro ‘Mona Lisa’

Vários mistérios e teorias vêm sendo levantados ao longo de anos envolvendo essa pintura misteriosa. Separamos 3 deles para você. Vem ver!

Mona Lisa” foi o quadro pintado por Leonardo Da Vinci que o deixou mundialmente famoso. No entanto, vários mistérios e teorias vêm sendo levantados ao logo dos séculos envolvendo essa obra intrigante.

Acredita-se que há diversos segredos por atrás do sorriso de Mona Lisa. Segredos esses que, talvez, nunca iremos desvendar.

A seguir, separamos três perguntas que desafiam as pessoas há tempos e que ainda não obtiveram uma resposta. Vamos ver quais são elas?

1 – Onde está a paisagem no fundo do quadro?

O tema do quadro de Mona Lisa está à frente de uma paisagem com árvores, caminhos e encostas afastadas. Porém, repare em como a identidade deste local não está clara.

Até houve algumas especulações de que o fundo era imaginário e, por conta disso, não pretendiam torná-lo um lugar real.

Entretanto, diversos argumentos também foram levantados e indicam lugares que de fato existem, como, por exemplo: a cidade de Bobbio, no Norte da Itália, que possui uma ponte parecida com a do fundo da obra “Mona Lisa”, enquanto outros lembraram sobre o vale do rio Arno, localizado em Toscana.

2 – Por que a obra mostra apenas as bordas das colunas de ambos os lados?

Leonardo Da Vinci, em sua pintura, não apresentou as colunas inteiras em si, ele mostrou apenas a borda das bases das colunas em ambos os lados.

Dito isso, as pessoas acreditavam que a pintura tinha sido cortada e que parte do material havia se perdido, como outras pinturas conhecidas, a exemplo de “A Ronda Noturna de Rembrandt”, que foi cortada no século 18 para melhorar a exposição em um museu.

Em meados da década de 1990, Frank Zöllner, um professor de Arte, averiguou “Mona Lisa” sem a sua estrutura e concluiu que a obra não havia sido cortada.

Aqui, é importante destacar que Da Vinci não pintou o retrato em tela, mas em madeira, para que ele pudesse justificar que o material original não havia sido modificado, visto que o quadro já foi removido uma vez.

No entanto, o motivo pelo qual ele optou por mostrar somente a borda das colunas não foi revelado.

3 – Mona Lisa estaria grávida?

Também houve algumas teorias de que a protagonista da obra estaria grávida no momento em que foi pintada.

Esse caso ocorreu por conta de a posição de suas mãos, haja vista que elas estão colocadas delicadamente sobre a sua barriga.

Além disso, na pintura também podemos notar que a protagonista está usando um véu que, na época, era usual entre mulheres grávidas.

Por fim, apesar de todas essas teorias e mistérios venham sendo evidenciados há anos, até hoje ninguém desvendou nenhum desses segredos, de fato.

você pode gostar também