Satélite da Nasa retorna à Terra após desabar da órbita

Sem causar nenhum estrago, satélite da Nasa caiu na Terra e pode significar um alerta para a comunidade espacial.

Estava previsto para o último domingo (8) que um satélite desativado da National Aeronautics and Space Administration (Nasa) despencasse de sua posição na órbita do planeta após 40 anos de seu lançamento. Como previsto, o incidente realmente aconteceu e o aparelho retornou ao planeta após cair contra a superfície.

Já houve a confirmação pelo site Space de que a maior parte do objeto passou pelo processo de incineração durante sua queda ao passar pela atmosfera. Contudo, o restante do equipamento atingiu uma extensão marítima no extremo norte do Oceano Pacífico.

O Satélite de Orçamento de Radiação da Terra (ERBS) estava desativado há pelo menos quase duas décadas e mantinha esse estado na órbita da Terra.

ERBS

Lançado em conjunto com uma missão de outros três satélites, o ERBS chegou ao espaço em 1984, por meio di ônibus espacial Challenger. Ao longo desses quase quarenta anos, ficou na órbita mais baixa do planeta, fazendo análises de como a Terra absorve e irradia a energia solar.

Imagem: Nasa/Reprodução

Após seu lançamento, esperava-se que sua vida útil fosse de apenas dois anos. Entretanto, acabou exercendo sua função até o ano de 2005, quando parou de vez e se tornou parte do aglomerado de lixo espacial.

Após ter contato com os demais lixos que vagam a órbita, acabou sendo levado a uma proximidade, e assim sua queda foi inevitável.

Parte disso vem da quantidade de destroços e lixos espaciais que na maioria das vezes caem. E dependendo de onde ocorre a queda, podem ser bem preocupantes.

No decorrer de 2022, dois satélites com aproximadamente 23 toneladas caíram no planeta, sem afetar ninguém. Na semana posterior, outros dois foguetes foram lançados com novos módulos espaciais.

A queda do ERBS serve como um lembrete de que atualmente existe muito lixo espacial. Em algum momento, uma queda, ou diversas, podem representar um risco para as pessoas. Por sorte, a queda do ERBS não afetou ninguém e atingiu uma localização isolada no Mar de Bering.

Em comunicado oficial na última segunda-feira (9), a Nasa comentou sobre o incidente:

“O Departamento de Defesa confirmou que o satélite reentrou na atmosfera sobre o Mar de Bering. A Nasa já esperava que a maior parte do satélite queimasse enquanto viajava pela atmosfera, mas que alguns componentes sobrevivessem à reentrada.”

Enfim, a quantidade de lixo espacial só tende a crescer com novos lançamentos de equipamentos para o espaço. Atualmente, esses incidentes de queda não apresentaram nenhum tipo de risco para as pessoas ou cidades, contudo dada a proporção, o lixo espacial pode começar a se tornar um problema futuro.

você pode gostar também