Cometa retorna à órbita da Terra após 50 mil anos; da última vez, foi visto por Neandertais

O cometa C/2022 E3 (ZTF) fará uma passagem especial pela Terra, com estimativa de retorno após os próximos 50 mil anos.

Após sua última passagem por aqui, retorna para a rota da Terra o cometa que foi visto pela última vez pelos neandertais, muitos anos antes da proliferação do Homo Sapiens e seu domínio, além das construções das primeiras civilizações.

Desde sua última aparição próximo à órbita terrestre, o cometa C/2022 E3 (ZTF) fará seu retorno após 50 mil anos. Sabendo que sua rota de curso leva tempo suficiente para civilizações e espécies nascerem e se extinguirem, aproveite essa oportunidade para ver algo único em toda vida pelos próximos 50 mil anos.

Sua passagem será rápida, mas haverá tempo o suficiente para todos poderem vê-lo ao menos uma vez, dadas as perspectivas de intensidade luminosa ele poderá ser visto a olho nu, com o auxílio de binóculos ou com o uso de telescópios.

Segundo as informações coletadas pelos astrônomos, o corpo celeste passará na próxima semana próximo ao Sol, mais precisamente na quinta-feira, dia 12 de janeiro. Seguindo seu percurso natural, sua passagem mais próxima da terra acontecerá nos dias 1 e 2 de fevereiro.

Seu perigeu, ponto mais próximo da Terra, será justamente nos primeiros dias do próximo mês, onde atingirá cerca de 42 milhões de quilômetros de distância do planeta.

Com sua aproximação, seus primeiros sinais já poderão ser observados, pelas manhãs durante o mês de janeiro, será possível observá-lo no hemisfério norte, já no início de fevereiro, ficará visível para o hemisfério sul.

Foto: Cometa C/2022 E3 (ZTF). Hisayoshi Sato via NASA/JPL-Caltech

O site Starlust informou que aqueles que desejarem observar o cometa C/2022 E3 (ZTF) precisam estar atentos à constelação de Camelopardalis, procurando seu brilho enquanto a Lua estiver escura. No dia 21 de janeiro, entra a fase Lua nova,  que pode ser uma ótima oportunidade para melhor observar o corpo celeste.

A última passagem do cometa ocorreu durante a era do gelo, as informações da NASA apontam para um período de 50 mil anos atrás. Os últimos seres humanos que puderam assistir a sua passagem viviam no período Paleolítico Superior, aproximadamente 10 mil anos antes de sua extinção com o surgimento do Homo Sapiens.

Não há dúvidas sobre a importância desse momento, será extremamente especial para todos que vivem atualmente no planeta. Os dados sobre o cometa inicialmente apontaram que ele fosse um asteroide na volta de Júpiter, mas, conforme foi se aproximando, os pesquisadores da NASA determinaram que era um cometa.

você pode gostar também