Destroços de ônibus espacial da NASA são encontrados; confira!

Em 1986, este ônibus espacial transportava sete pessoas; contudo, ao atingir aproximadamente 73 segundos de voo, um acidente fatal ocorreu.

Na tentativa de encontrar algumas informações sólidas sobre os destroços de um avião abatido na Segunda Guerra Mundial, um dos canais mais famosos da televisão norte-americana, History Channel, infelizmente, não achou o que havia previsto.

Apesar disso, entretanto, os responsáveis pela busca encontraram um dos maiores destroços referentes ao terceiro ônibus espacial enviado pela NASA ao espaço, nos anos 1980, o qual tinha como nome “Challenger”.

O local em que o destroço foi encontrado fica próximo da costa espacial da Flórida, local que muitos conhecem pelo termo “Triângulo das Bermudas”, onde, coincidentemente, o canal realiza a gravação de um programa chamado “Triângulo das Bermudas: Em Águas Amaldiçoadas”.

Eram mesmo os destroços do Challenger?

Depois que o canal de televisão encontrou este objeto, ele foi enviado para uma análise. Sendo constatado oficialmente que a peça, realmente, fazia parte do ônibus espacial Challenger, o administrador da NASA, Bill Nelson, decidiu realizar uma declaração afirmando que essa era uma “oportunidade de fazer uma pausa mais uma vez, para elevar os legados dos sete pioneiros que perdemos e refletir sobre como essa tragédia nos mudou”.

Durante o pronunciamento, o administrador compartilhou que o acidente ocorrido em 1986 “permanecerá para sempre plantado na memória coletiva do país”.

Acidente envolvendo o Challenger

Para aqueles que não possuem muita noção do que ocorreu no dia 28 de janeiro de 1986, o ônibus espacial portava cerca de sete pessoas. Contudo, ao atingir aproximadamente 73 segundos de voo, a espaçonave simplesmente acabou se partindo, causando um acidente fatal. Esse foi o primeiro evento trágico envolvendo uma espaçonave estadunidense em voo.

O objetivo desse projeto era levar os exploradores ao espaço sideral para realizar uma implantação de satélites de comunicações e, após realizar esse processo, eles seriam responsáveis por estudar, com mais detalhes, o cometa Harley enquanto estivesse em órbita.

Conforme as informações disponibilizadas, a espaçonave acabou se partindo enquanto estava sob o oceano Atlântico, na costa do Cabo Canaveral (Flórida). A razão pela qual isso aconteceu foi devido a uma imperfeição em alguns selos de um dos propulsores do foguete.

No entanto, quando houve o ocorrido, muitas companhias se uniram às buscas para encontrar algum resquício de sobrevivência, mas nada foi achado. Nesta busca, estavam envolvidos vários submarinos e os melhores equipamentos que estivessem disponíveis naquela época, além de muitos outros itens, tudo para conseguir vasculhar o local do ocorrido.

Homenagem aos tripulantes

Como resultado de todo o empenho, foram retiradas 188 toneladas de destroços do local. Após todo esse processo, a NASA decidiu colocar algumas partes da fuselagem do Challenger expostos no Complexo de Visitantes do Centro Espacial Kennedy, que fica na Flórida.

Contudo, depois que o enorme objeto ser encontrado pelo canal History Channel, ele passou por um processo de análise e houve a comprovação oficial do ocorrido, quando as famílias dos envolvidos no acidente foram notificadas. Agora, por fim, espera-se que todos os tripulantes venham a ser homenageados por meio da agência espacial norte-americana.

você pode gostar também