4 invenções da Antiguidade que a ciência não consegue explicar

Nem todas as invenções tecnológicas possuem uma explicação científica. Algumas são impossíveis de decifrar. Confira algumas delas!

Durante toda a humanidade, a tecnologia se desenvolveu lentamente para que hoje pudéssemos desfrutar de tudo que facilita nossa vida. Contudo, nem todas as invenções possuem uma explicação científica.

Confira a seguir uma lista de 4 invenções antigas que até hoje a ciência não conseguiu fornecer nenhuma explicação.

1 – Máquina de anticítera

Em 1901, esse invento que data do século II com origem grega foi encontrado. Com a tecnologia super avançada para época, até hoje nenhum especialista sabe dizer ao certo ou explicar qual era a finalidade da máquina de anticítera.

Contudo, acredita-se que ela era usada por cientistas da época para realizar cálculos astronômicos.

Foto: Museu Arqueológico Nacional de Atenas.

2 – Aço de Damasco

Uma descrição informa que a invenção do aço de damasco era capaz de “cortar através de um lenço flutuante, dobrar 90 graus e flexionar para trás sem danos”.

Na época das cruzadas, acreditava-se que existiam espadas feitas desse aço. Elas seriam indestrutíveis, pois esse tipo de aço é muito mais resistente e teria capacidade de cortar até mesmo um cano de fuzil.

Além disso, os relatos explicavam também que as espadas produzidas com o aço de damasco utilizadas pelo Levante eram flexíveis e muito bem afiadas.

O fato é que, até hoje, ninguém conseguiu obter o mesmo resultado, pois a receita original do aço nunca foi replicada porque não se sabe quais são suas matérias-primas.

3 – O manuscrito Voynich

Especialistas acreditam que esse livro cercado por mistérios, também conhecido como “Código Voynich”, datado do século XV e descoberto em 1912, seja um manuscrito italiano, da época do Renascimento.

Isso é tudo que se sabe ou que pelo menos se especula do livro de decodificação impossível. Seus desenhos florais distribuídos ao longo das 240 páginas até hoje possuem elementos da natureza não conhecidos, inexplicável.

Foto: Domínio público (Reprodução).

4 – Guerra atômica da Antiguidade

O livro “Mahabharata” narra um contexto violento de devastação em um cenário que é bem próximo às consequências de um lançamento de uma bomba atômica.

A astra, que pode ser traduzido como “lançadores”, é uma arma amplamente utilizada no livro e foi a partir dela que muitas vidas foram cessadas nessa história, que parece ser inspirada nos acontecimentos reais de um longo período histórico de guerras entre duas famílias tribais indianas.

você pode gostar também