Arqueólogos surpreendidos: pirâmide misteriosa pode não ter sido construída por humanos

Estudo sobre o monumento levanta polêmicas por questionar a presença de vida humana naquela região durante o período de construção do monumento.

Existem diversos povos ao redor do mundo que se tornaram famosos pelas grandes construções que realizaram. Dentre as mais famosas, podemos citar as pirâmides.

Afinal, é um erro pensar que somente os egípcios construíam nesse formato, pois os astecas, maias e kushitas também ergueram estruturas semelhantes.

Recentemente, a mídia internacional divulgou uma importante descoberta na Indonésia. Segundo as indicações, uma antiga montanha situada no país é, na realidade, uma pirâmide, que seria a mais antiga já encontrada até o momento.

Os arqueólogos estão enfrentando muitos debates sobre o tema, já que alguns especulam que a construção pode não ter sido realizada por seres humanos, uma vez que estes ainda não teriam chegado à região no período em que a obra foi concretizada.

A construção foi batizada de Gunung Padang, que significa ‘Montanha da Iluminação’. De acordo com a pesquisa, a montanha surgiu de forma natural há milhares de anos, mas foi trabalhada e esculpida com cuidado há cerca de 25 mil anos.

Imagem: Ganimurtafa/Reprodução

Tudo começou quando Lutfi Yondri, arqueólogo do BRIN em Bandung, na Indonésia, alegou que os registros históricos mais antigos sobre a presença humana na localidade datam de apenas 12 mil anos.

Ele afirmou que esses povos não apresentavam grandes capacidades para erguer monumentos complexos de alvenaria.

Enquanto isso, Flint Dibble, também arqueólogo e atuante pela Universidade de Cardiff, no Reino Unido, afirmou que os dados são verdadeiros, mas as conclusões são injustificadas. Ele apontou que estão sendo tiradas conclusões erradas.

Segundo a equipe responsável, as amostras retiradas do solo ao redor da estrutura revelam que a parte mais antiga da pirâmide data de 27 mil anos.

Embora isso possa ser verdadeiro, outros arqueólogos alegam que essas amostras não possuíam sinais de fragmentos de carvão ou ossos, claros indicativos de atividade humana.

Por fim, os debates sobre o tema ainda estão acirrados e mais pesquisas devem ser realizadas para descobrir mais informações.

No momento, diversos entusiastas da teoria dos ‘deuses astronautas’ comemoram, pois acreditam que a descoberta da pirâmide é uma evidência de que alienígenas influenciaram os povos do passado.

você pode gostar também