Efeito Thatcher: uma nova forma de compreender o cérebro humano

Você já conhece o efeito Thatcher? Veja como esse teste é capaz de os mostrar como a mente humana funciona.

O cérebro é a parte mais importante do corpo humano, sendo essencial porque é responsável por controlar toda a estrutura de cada organismo.

Apesar de sua grande importância, a mente pode nos enganar de diversas formas. Os testes de ilusão de ótica, sonora ou afins são um grande exemplo disso, pois podem confundir nosso cérebro, que não consegue assimilar objetos incomuns a ele.

Uma dessas ilusões chama-se efeito Thatcher, que frequentemente encontramos no mundo da internet, estampado em imagens que confundem o entendimento humano.

Você já ouviu falar sobre esse efeito? Se a resposta for não, você está no lugar certo, pois vamos explicar como o efeito Thatcher ludibria a nossa percepção.

Entendendo o efeito Thatcher

Não é de hoje que o efeito foi adicionado ao rosto da famosa cantora Adele. Essa imagem, que você pode conferir logo abaixo, traz um “bug” mental, pois à primeira vista seria só uma foto virada; porém, quando a imagem é invertida, podemos até levar um susto. Confira:

A ilusão que o efeito Thatcher proporciona foi relatada pela primeira vez no ano de 1980, na Universidade de York, tendo sido realizado pelo professor Peter Thompson. A partir dali, houve um interesse maior em saber como o cérebro humano compreende os rostos.

Nós bem sabemos que geralmente os rostos possuem as mesmas características: olhos, nariz e boca. A partir disso, o processo que o cérebro percorre para assimilar um rosto é quando ele identifica essas características.

Portanto, poderíamos afirmar que: se o cérebro analisa cada característica do rosto separadamente, então a mente seria capaz de compreender qualquer diferença nos membros mesmo que a imagem esteja virada.

Se isso não acontece, então significa que, para o nosso cérebro compreender um rosto, ele analisa o lugar em que os membros estão dispostos nele.

Sendo assim, não é uma tarefa fácil para o cérebro identificar, em uma imagem invertida, as anomalias nas características do rosto.

Se analisarmos bem a foto da cantora Adele, perceberemos que a boca e os olhos estão, na verdade, invertidos em relação ao rosto.

Dessa forma, o cérebro compreende que existe uma boca, um nariz e os olhos na foto invertida, porém ele não consegue ver que estão virados.

Então, quando o rosto é colocado na posição correta, nós entendemos facilmente que está tudo errado.

A resposta para isso? O cérebro analisa as características de cada membro do rosto de forma individual, apenas quando a imagem não está invertida.

Embora esteja em inglês, você pode conferir esse efeito mais a fundo neste pequeno vídeo abaixo:

você pode gostar também