Imagens de satélite flagram iceberg de 1.550 km² à deriva na Antártica

Cientistas apontaram um iceberg do tamanho de São Paulo (com cerca de 1.550 quilômetros quadrados) em imagens de satélite, mas não estão preocupados.

O aquecimento global não é novidade. Nós acompanhamos o processo de descongelamento em todo o mundo. As geleiras na Suíça encolheram mais da metade nos últimos 85 anos, enquanto o gelo marinho do Ártico encolheu 40% desde 1978.

No entanto, cientistas apontaram um iceberg do tamanho de São Paulo (com cerca de 1.550 quilômetros quadrados) em imagens de satélite, mas não estão preocupados.

Comportamento natural

O British Antarctic Survey (BAS) informou que parte da plataforma de gelo Brunt da Antártica se quebrou.

“Este evento era esperado e parte do comportamento natural da plataforma de gelo, e não tem nada a ver com a mudança climática”, explicou o glaciologista Dominic Hodgson, da BAS.

Enormes rachaduras nessa camada, conhecidas como Chasm-1, se desenvolveram e se estenderam por vários anos, eventualmente rompendo o canto do triângulo e escapando para o Mar de Weddell. A interrupção ocorreu durante a maré alta de domingo, disseram os pesquisadores.

O Instituto Halley está localizado em Brandt. Depois que Chasm-1 começou a se expandir em 2016, a estação foi movida 23 quilômetros para o interior como precaução. É provável que o gelo se mova para o Mar de Weddell. Ele será nomeado mais tarde pelo US National Ice Center.

O professor Hodgson ainda explicou que essas rachaduras são comuns na orla antártica.

“As plataformas de gelo ao redor da Antártida são extensões, extensões flutuantes da camada de gelo da Antártica. Então, periodicamente, elas se projetam para o mar e se quebram.

Algumas das plataformas de gelo que se desprendem ao norte são resultados da mudança climática. Mas esta está mais ao sul. E é pior. A temperatura lá é bem abaixo de zero”, explicou.

“Portanto, não está ligado a nenhuma mudança nas temperaturas atmosférica ou oceânica.”

O British Antarctic Survey recentemente mudou sua estação para o interior. Se não tivessem feito isso, estariam flutuando no mar no novo iceberg.

você pode gostar também