Você sabe por que a Lua tem forte influência sobre as marés oceânicas?

Sob a forte influência gravitacional da Lua, o oceano oscila ao longo do dia entre maré alta e baixa.

Foto: Shutterstock

Você sabe como funciona o movimento das marés no oceano? Segundo a Agência Espacial Europeia (European Space Agency – ESA), a mudança das marés altas e baixas dos oceanos acontece devido à influência da atração gravitacional entre a Lua e o Sol. Continue lendo e entenda como a lua afeta as marés oceânicas.

Movimento das marés é fundamental para pesca e vida nos oceanos

Além da Lua, existem outros fatores que podem influenciar nas marés dos oceanos. Por exemplo, o Sol é um dos fatores que afetam a força da maré.

De acordo com a National Aeronautics and Space Administration (Nasa), a força gravitacional dele não tem tanta influência quanto a da Lua. Algo interessante é que, quando o Sol e a Lua estão alinhados, durante a Lua Cheia ou a Lua Nova, há formação das marés vivas, que são as marés lunares e solares, mutuamente.

Essas marés vivas, que acontecem a cada duas semanas, são responsáveis pela formação das marés altas e baixas mais proeminentes no nível do mar.

Um fato muito importante na formação das marés é o clima da Terra. A quantidade de vento pode influenciar na maré baixa, afastando ainda mais a água, assim como tempestades e furacões podem reforçar as marés altas.

Como a Lua exerce influência sobre as marés oceânicas?

A distância entre a Terra e a Lua é de, aproximadamente, 385 mil quilômetros. Sabemos que existe uma força gravitacional em ambas, as quais influenciam uma na outra.

De acordo com a ESA, a órbita da Lua sobre a Terra não é em círculos, mas de forma elíptica, ou seja, como uma circunferência plana e alongada. Logo, a troca de força gravitacional varia de acordo com a distância entre eles.

Quando ela está mais próxima à Terra, ou também chamado de perigeu, a gravidade impulsiona na maré uma força 20% maior do que a média. Assim, há o aumento dos níveis de água nas superfícies das regiões próximas a ela. No momento em que a Lua está no apogeu, ou ponto mais distante da Terra, a sua força gravitacional é menor; com isso, os níveis de água se normalizam.

você pode gostar também