Essa criatura BIZARRA encontrada no oceano vai te surpreender!

'Ele tem um arranjo complexo de nervos em sua cabeça. De certa forma, ele ‘ouve’ com o rosto', diz especialista sobre esse tipo de peixe.

Essa assustadora espécie de animal marinho já foi encontrada diversas vezes ao longo do tempo, em variadas profundidades, as quais vão desde 200 a 5 mil metros abaixo da superfície do mar. Esses peixes são considerados extremamente hostis em razão de sua fisionomia grotesca, tendo como característica central dentes pontudos e enormes.

Contudo, essa espécie, embora esteja presente em várias águas do planeta Terra, não pode ser encontrada nas regiões polares, uma vez que possui a necessidade de permanecer em mar aberto.

O “peixe dente-de-presa” ou “peixe-ogro” é raramente encontrado pelos seres humanos, pois não possui o hábito de subir à superfície do mar. Porém, isso não significa que isso não ocorra, pois, conforme mencionado pelos especialistas, esse tipo de peixe quase nunca chega à superfície, mas, quando vem, seu horário preferido é à noite, já que nesse período pode se alimentar de forma adequada.

Para que possamos ter uma noção básica sobre esse animal como um todo, ele foi visto somente oito vezes ao longo de 30 anos pelos pesquisadores do Instituto de Pesquisa do Monterey Bay Aquarium. Além disso, sabe-se que esses peixes não ficam em grupos, muito menos são encontrados em grande número em uma única localidade.

Consoante a isso, os pesquisadores apontam que sua distribuição ocorre de forma bem dividida, dificultando ainda mais a chance de serem encontrados. Outro ponto muito interessante sobre eles está ligado ao processo de fecundação, pois, além de não pertencerem a nenhum grupo de animais, sua fecundação é externa, ou seja, a fêmea larga os ovos no oceano e o macho os fecunda mais tarde.

O que os peixes ‘dente-de-presa’ comem?

Esse tipo de animal não é semelhante a nenhum outro tipo de vida marinha já encontrado. Isso porque ele possui dentes extremamente afiados e enormes a fim de que consiga se alimentar adequadamente, conforme indica a instituição Smithsonian.

Os pesquisadores afirmam que, a dieta desses animais normalmente envolve diversos tipos de peixes, os quais vão desde os menores até lulas e polvos; contudo, isso não os impede de se alimentar de qualquer coisa que passe próxima a eles.

“Eles são vorazes – parecem comer qualquer coisa que caiba em suas bocas”, pontua Tracey Sutton, professor do Guy Harvey Oceanographic Center, na Universidade da Flórida, em entrevista feia à Newsweek.

Até onde se sabe, alguns de seus predadores são atuns e espadins, e o “peixe-dente-de-presa” possui uma boa capacidade de escapar. Além disso, o que também auxilia esse tipo de vida marinha a se manter viva é o fato de possuírem uma coloração escura, o que facilita sua camuflagem.

Contudo, embora tal fato seja curioso, esse peixe não tem uma boa visão; o que ele possui, entretanto, é um ótimo sensor em sua linha lateral, capaz de captar perfeitamente qualquer movimento. “Ele tem um arranjo complexo de nervos em sua cabeça. De certa forma, ele ‘ouve’ com o rosto”, aponta Sutton.

você pode gostar também