Antes de enviar o primeiro homem à Lua, a NASA tinha outro projeto curioso

A corrida espacial levou o homem à Lua, mas, antes disso, a NASA tinha outro projeto relacionado a esse satélite natural da Terra.

Certamente, o capitalismo está inserido na sociedade pelo menos desde o sistema feudal. Contudo, foi durante a Revolução Industrial que o socialismo mostrou-se insatisfeito com o sistema capitalista que estava sendo desenvolvido de maneira mais ampla, por vezes representando uma falta de respeito aos trabalhadores.

Tempos após, no fim da Segunda Guerra Mundial, os socialistas foram figuras essenciais no conflito para derrotar o fascismo de Adolf Hitler; Com isso, suas ideologias passaram a ganhar uma maior notoriedade no mundo. Naquela época, o mundo passou a dividir-se entre essas duas ideologias.

A bipolaridade entre o capitalismo e o socialismo resultou em um conflito, menos armado como de costume, como foi o caso da Segunda Guerra Mundial por exemplo, e mais voltado para as disputas envolvendo ideologia, tecnologia e afins.

Diante desse contexto histórico, no período entre 1947 e 1991, o mundo vivia a Guerra Fria. A União Soviética representava a ideologia socialista, e os Estados Unidos representavam a ideologia capitalista.

Uma das disputas de mais notoriedade da Guerra Fria foi a corrida espacial. A princípio, a União Soviética estava à frente dos americanos, pois, afinal, foram os russos que enviaram o primeiro satélite ao Espaço, o Sputnik 1.

Para alcançar o avanço tecnológico de seus rivais, os Estados Unidos criaram a National Aeronautics and Space Administration (NASA). Foi nesse exato momento que a corrida espacial foi travada.

A princípio, a NASA enviou seu satélite Explorer I, e, logo após, sua tecnologia passou a ser cada vez mais desenvolvida. Assim surgiu o Projeto A119: Um Estudo de Voos de Pesquisas Lunares. Aparentemente, os Estados Unidos já tinham alcançado o patamar da União Soviética.

Isso porque também lançaram um satélite ao espaço. Mas em busca de mais respeito e poder, o país decidiu desenvolver bombas nucleares. Estas, por sua vez, seriam lançadas na Lua, uma no solo e outra acima da superfície.

Assim, surgiu o documento acerca do projeto: ele continha 200 páginas e assinatura de dez especialistas, divididos entre físicos e astrônomos. O objetivo do projeto A119 era que a explosão fosse exacerbada a ponto de ser vista da Terra.

Na mesma época, os jornais passaram a divulgar que a União Soviética tinha um projeto semelhante, e os Estados Unidos sentiram-se sob ameaça, afinal era um conflito de demonstração de poder, e eles não queriam novamente ficar em segundo lugar.

Mas esse não foi o único motivo de desistência do Projeto A119. Diante das consequências que essas explosões nucleares poderiam causar, a verba do projeto foi realocada. Diante disso, em 1967 um tratado que proibia explosões nucleares ou explosões causadas por armas de forte poder destrutivo em massa foi assinado.

Dia 20 de julho de 1969, dois anos após o Projeto A119 ser abandonado, a missão Apollo 11 levava o primeiro homem à Lua. Isso só foi possível porque o dinheiro do A119 foi redirecionado a esse projeto: um dos mais importantes da história científica espacial do mundo.

Com isso, a ciência espacial passou a ser cada vez mais desenvolvida. A missão Apollo 11 marcou o avanço da tecnologia. Não é por acaso que, até hoje, a missão é lembrada pela frase Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade“.

você pode gostar também