Alerta: derretimento das geleiras está ocorrendo mais rápido que o esperado

As previsões realizadas por cientistas sobre o derretimento das geleiras na Groenlândia estão muito erradas.

O aquecimento global é o principal responsável pelo derretimento das geleiras no Ártico. Contudo, um modelo de estudo atualizado revelou que as previsões de cientistas sobre o derretimento das geleiras da Groenlândia estão totalmente erradas. Isso porque, após análises feitas, percebeu-se que o deslizamento das geleiras para o mar está cem vezes mais desenfreado do que o previsto.

Erro nas previsões 

Com toda certeza, essa não é a primeira vez que isso acontece, muito menos será a última. No ano de 2020, descobriu-se, por meio de um estudo, que as simulações de computador mais recentes de como as geleiras se relacionam com o restante do sistema climático, na verdade, não condizem com a realidade.

Mas o que realmente vem acontecendo com esses modelos atuais? Há algo faltando ou há algo incorreto, de fato? Os cientistas da Universidade do Texas, em Austin, acreditam que conseguiram descobrir pelo menos uma parte desse problema.

As lacunas presentes nos dados refletem que os estudiosos vêm conectando observações das geleiras penetráveis para construir um modelo que explique como todas as geleiras derretem.

Entretanto, haja vista que nada no mundo é igual, se analisarem um pouco e compararem o que vem acontecendo com a camada de gelo da Antártida, tendo em vista o aquecimento global, perceberão que é totalmente diferente do que vem acontecendo com as geleiras no Ártico.

Os cientistas estudaram as línguas glaciais mais fáceis da Antártida e assim utilizaram os dados obtidos como uma forma de se aproximar dos dados do Ártico. Tudo isso para evitar a criação de modelos que possuam erros.

Contudo, apesar de tanto a Antártica quanto a Groenlândia abrigarem mantos de gelo continentais, ambos não são idênticos. Dessa forma, é preciso primeiro entender como essas geleiras se relacionam com o mar para que não haja erros nos próximos modelos de previsões.

você pode gostar também