É revelado o motivo que levou ao colapso a civilização Maia

Após muitas pesquisas e busca por respostas, foi descoberto o motivo que levou ao declínio do Império Maia

Após muitas pesquisas e busca por respostas, finalmente, foi descoberto o motivo que levou ao declínio do Império Maia. Com base em dados arqueológicos, históricos e paleoclimáticos, os pesquisadores chegaram a uma conclusão, de que o responsável pelo colapso da metrópole Mayapan, capital da civilização maia, foi a seca.

Leia mais: Pachinko | A história que traz à tona os fatos

Segundo estudos, houve a comprovação de que as condições climáticas daquela época foram as responsáveis pelo fim da civilização. Estima-se que devido a tais condições, houve uma quebra da estrutura política e, por consequência, um conflito civil aconteceu e forçou grande parte dos sobreviventes a ir em busca de refúgio em grupos menores.

Várias fontes de dados indicam que o conflito civil aumentou significativamente, e a modelagem linear generalizada correlaciona conflitos na cidade com condições de seca entre 1400 e 1450 EC”, escrevem os pesquisadores, os quais são compostos por profissionais norte-americanos, australianos, mexicanos, canadenses, ingleses e alemães.

Para conseguir chegar a determinada conclusão, fora revistos cerca de 800 anos de dados, os quais incluíam informação sobre clima, dietas contemporâneas, mudanças e estudos sobre restos humanos, a fim de encontrar alguma evidência, por exemplo, uma lesão traumática, o que indicaria o acontecimento de um conflito.

Além disso, os pesquisadores identificaram um ponto-chave que ligava os períodos de chuva com o aumento significativo da população. Sendo assim, a seca interferiu diretamente na produção rural.

Registros arqueológicos e históricos são adequados para examinar os efeitos sociais passados das crises climáticas em ciclos de longo prazo”, escreveram os estudiosos.

Eles também afirmaram que, independentemente de como as civilizações enfrentavam crises, as mudanças climáticas foram capazes de provocar um colapso em civilizações prósperas e solidificadas.

você pode gostar também