Will Smith pode receber Oscar mesmo banido da Academia de Artes? Entenda a questão

Há expectativas para que uma obra da qual Will Smith fez parte seja indicada ao Oscar. Mas será que ele poderia receber o prêmio? Entenda!

No mês de dezembro, será adicionada à Apple TV+ uma produção desenvolvida pelo cineasta Antoine Fuqua, o qual possui altas expectativas para ser indicado ao Oscar. No entanto, acompanhado das especulações, surge também um questionamento: será que o ator Will Smith, a estrela da produção, receberá mais uma estatueta para a sua estante?

A dúvida em questão não diz respeito à capacidade do ator ou até mesmo aos seus competidores, mas está relacionada ao tapa que o ator deu no comediante Chris Rock durante a cerimônia do Oscar que ocorreu neste ano. O incidente se deu após Rock fazer uma piada sobre Jada Pinkett Smith, esposa de Will Smith.

Naquela ocasião, o ator havia sido premiado por King Richard. No entanto, devido à repercussão sobre o que havia ocorrido, Smith decidiu deixar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Já a organização decidiu que seria válido bani-lo da cerimônia pelos próximos dez anos.

Mas, no que diz respeito à possibilidade de Smith ser o vencedor de mais uma estatueta, a resposta é bem mais complicada do que apenas “sim” ou “não”. Isso porque, segundo algumas informações disponibilizadas pela Variety, Will Smith pode realmente ser o vencedor.

Apesar disso, ele não poderá subir ao palco para receber o prêmio, nem mesmo recebê-lo virtualmente. Aliás, caso Smith vença, ele não terá a permissão para comparecer a nenhum evento desenvolvido pela Academia a fim de promover o filme.

Dessa forma, se ele tiver interesse em comparecer a tais eventos, ele precisará recorrer aos que são organizados pelo Sindicato de Atores (SAG) e pelo Globo de Ouro.

O atual cenário, certamente, fornece uma situação vantajosa para os demais competidores, dos quais podemos mencionar Brendan Fraser (“The Whale”), Austin Butler (“Elvis”), Colin Farrell (“The Banshees of Inisherin”) e Hugh Jackman (“The Son”).

Nesse cenário, a plataforma da Apple TV+ ainda acredita que, até o próximo evento da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, a polêmica já terá esfriado, principalmente após o vídeo disponibilizado por Smith pedindo desculpas pelo ocorrido.

Vale ressaltar, ainda, que caso Smith seja indicado para a categoria de Melhor Ator graças a “Emancipation”, ele também passaria a participar da categoria de Melhor Filme, uma vez que Smith também atua como produtor do longa, juntamente com os produtores Jon Mone, Todd Black e Joey McFarland.

A história abordada em “Emancipation” é inspirada em fatos reais, onde vemos a vida de Peter, um homem escravizado que consegue fugir de uma fazenda de algodão localizada no sul dos Estados Unidos para conseguir fazer parte do exército que, mais tarde, lutou bravamente pelo fim da escravidão durante a Guerra Civil.

O longa chegará aos cinemas no dia 2 de dezembro e na Apple TV+ em 9 de dezembro.

você pode gostar também