Onde o papel-alumínio JAMAIS deve ser usado? Conheça 4 contraindicações

Apesar de ser um item coringa da cozinha, ele pode ser muito perigoso! Saiba onde o papel alumínio NÃO pode ser usado.

O papel-alumínio é um material amplamente utilizado nas casas para múltiplas tarefas no dia a dia. Ele realmente pode ser aplicado em muitas funções, mas existem algumas que devem ser evitadas.

Para que você não cometa erros, destacamos alguns lugares onde o papel-alumínio não pode ser usado.

Usos incorretos do papel-alumínio

Embora pareça normal utilizar o papel alumínio em determinados lugares, esse uso pode ser inadequado e perigoso. Isso porque muitas pessoas esquecem que, como o nome já diz, o papel é feito de alumínio.

Por esse motivo, o contato com o calor pode transferir algumas partículas do alumínio para a comida. As pessoas que entram em contato com esse material podem sofrer consequências futuras, como enfraquecimento ósseo e dificuldade para absorver cálcio.

Pensando nisso, destacamos alguns locais em que o papel-alumínio não deve ser aplicado:

1. Micro-ondas

Jamais coloque papel-alumínio e outros objetos parecidos no micro-ondas! O alumínio é um ótimo condutor de energia, o que significa que ele não é muito resistente ao calor gerado no aparelho.

Por isso, se você colocar algo feito de papel-alumínio lá, há grandes chances de gerar um incêndio.

2. Air Fryer

Outro problema comum é colocar as folhas de alumínio nas cestas de Air Fryer para preparo de algum alimento. Esse hábito impede a circulação de ar necessária para aquecer os alimentos, reduzindo a potência para o cozimento do que está sendo preparado.

3. Congelador

O risco do papel-alumínio não se limita aos locais com alto calor. Isso mesmo! Pode parecer algo seguro, mas usar o papel-alumínio para embalar alimentos que serão congelados não é indicado.

Em sua aderência, ele permite a formação dos cristais de gelo, o que pode aumentar os riscos de contaminação da comida.

4. Fogão

Outro uso comum do alumínio, porém bastante arriscado, é na superfície do fogão para impedir a formação de manchas. Porém, isso atrapalha a saída correta de gás, reduzindo a capacidade da chama e aumentando os riscos contra a sua segurança.

você pode gostar também