Será que você sabe usar o papel-alumínio de forma correta? Vem ver!

Algumas dicas sobre a utilização correta desse material facilitam em muitas preparações da cozinha.

Um dos grandes aliados na cozinha, seja para o preparo ou armazenamento dos alimentos, é o papel-alumínio. Ele consegue manter a qualidade do produto por mais tempo, garante a segurança contra microrganismos, além de ajudar no isolamento térmico em algumas preparações.

Entretanto, nem todas as pessoas sabem como usar o papel-alumínio da forma correta. Confira a seguir algumas dicas para fazer o melhor uso deste item.

Usar papel-alumínio da forma correta evita perdas 

Listamos a seguir alguns pontos importantes sobre como usar o papel-alumínio da forma correta. Saiba a seguir:

1. Qual lado utilizar?

Embora eles apresentem uma coloração levemente diferente, não existe um lado específico para uso. Você pode usá-lo de ambos os lados, porém as funções de cada um variam.

  • Lado brilhante: Esse é mais indicado quando, na preparação, você precisa manter o calor no alimento. No forno, por exemplo, o alimento passa pelo processo de cocção a partir da propagação do calor. Assim, o uso desse lado voltado para o alimento ajudará a acelerar o cozimento, pois ele se torna uma fonte de calor, e a preparação alcança altas temperaturas em menor tempo. Outra funcionalidade para esse lado é a sua menor aderência ao alimento, pela textura mais lisa, fazendo com que não grude muito na comida.
  • Lado opaco: Esse é mais indicado para o processo de congelamento. Mantendo a parte brilhante para fora, você criará uma barreira contra o calor, pois ela irá refletir qualquer calor existente no ambiente, evitando que ele entre em contato com o alimento. Dessa maneira, você mantém a temperatura mais fria por maior tempo.

2. Conservação

Pode parecer algo lógico, mas para que o papel-alumínio funcione da maneira correta, ele precisa estar em bom estado de conservação. Isso significa que não deve apresentar furos. Algumas pessoas fazem pequenos furos tanto no congelamento quanto no forno, mas isso não é indicado.

3. Relação com a saúde

Diferente do que se imagina, esse material não causa danos à saúde. Porém, o usuário deve seguir todas as recomendações dos fabricantes do produto e da ANVISA.

4. Descarte

O papel-alumínio é um material reciclável. Com isso, para ajudar na coleta de lixo, você pode retirar todos os resíduos de alimento e colocá-los nas latas específicas de descarte.

você pode gostar também