Produções de alto orçamento: os 5 filmes mais caros da história do cinema
Produzir um longa-metragem da melhor qualidade demanda um custo exorbitante. Saiba quanto custaram os filmes mais caros da história do cinema.
Como pode ser observado, com o progresso das tecnologias audiovisuais e as produções cinematográficas estão ficando mais refinadas, consequentemente, mais caras. Grandes empresas usam o melhor em tecnologia para produzir seus filmes, como, por exemplo, a Disney, Warner Bros. Discovery, Paramount, Sony Pictures e outras produtoras de cinema.
Além de consumir o alto valor na produção envolvendo componentes de peso ao elenco das obras, a produção dos longas-metragens exige um alto custo para a devida elaboração de cenários, figurino, efeitos práticos, materiais de segurança e todos os demais custos envolvendo funcionários que ajudam a tornar o projeto uma realidade, desde o roteiro até o corte final, visto no cinema.
Se prestar bem atenção, ao olhar os créditos finais de qualquer filme, todos aqueles minutos que ficam passando diversos nomes, todas aquelas pessoas fizeram parte do projeto em algum momento. Seja carregando a imagem do projeto como astro principal, ou responsável pela equipe de segurança, todos fizeram parte e todos recebem seu devido salário.
Essas questões se tornam mais palpáveis quando temos conhecimento de que todo o conjunto custa muito caro para ser executado. Por isso, algumas obras acabam tendo valores exorbitantes, por sorte ou apenas pelo ótimo resultado, alguns desses longas apresentam o retorno desejado.
Confira abaixo alguns dos filmes mais caros da história
5. ‘Vingadores: Guerra Infinita’ (2018)
Caminhando para enfrentar o inimigo que sempre esteve por trás dos eventos das joias do infinito, ”Os Vingadores” se prepararam e quando mais foram necessários, estavam separados. Como resultado de uma década de produções, o filme “Vingadores: Guerra infinita” teve um custo de U$ 325 milhões.
Seu resultado ultrapassou a marca de U$ 2 bilhões em bilheteria, se tornando um evento épico durante seu lançamento que arrastou os fãs até o lançamento de sua continuação.
4. ‘Avatar: O Caminho da Água’ (2022)
Dado o tempo de produção e a qualidade gráfica colocada no projeto, é quase impossível pensar que “Avatar: O Caminho da Água” não estaria numa lista de produções mais caras. Custando U$ 350 milhões, a produção precisou gastar grande parte do orçamento recriando os cenários de pandora.
O longa ainda segue em cartaz, tendo outras 3 continuações já marcadas.
3. ‘Vingadores: Ultimato’ (2019)
Após um ano inteiro de espera para ver a resolução dos eventos de “Vingadores: Guerra Infinita”, o filme “Vingadores: Ultimato” entregou exatamente o que os fãs aguardavam. Com um custo de U$ 356 milhões e 10 anos de produções, a Marvel Studios conseguiu tornar salas de cinema em estádios de futebol com um espetáculo que superou U$ 2 bilhões em bilheteria.
2. ‘Vingadores: Era de Ultron’ (2015)
Ainda que possa parecer difícil de acreditar, “Vingadores: Era de Ultron” foi o longa mais caro de sua franquia, custando U$ 365 milhões e entregando um produto que se divide entre os fãs. Ainda que tenha superado U$ 1 bilhão em bilheteria, o filme é lembrado com pouco carinho por parte dos fãs.
1. ‘Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas’ (2011)
No topo da lista, segue a aventura de Jack Sparrow (Johnny Depp) pelos mares do caribe. O quarto filme da franquia “Piratas do Caribe” custou U$ 378 milhões e teve um retorno acima do U$ 1 bilhão. O investimento foi feito de acordo com o tamanho da franquia, ainda que atualmente esteja sendo pouco valorizada.