60 anos da imigração sul-coreana no Brasil: confira 7 lugares incríveis para visitar

Em 1963, desembarcavam no porto de Santos imigrantes da Coreia do Sul. Hoje, São Paulo conta com diversos locais relacionados à cultura sul-coreana.

Nos últimos anos, os brasileiros estão se aproximando muito da cultura coreana graças ao grande sucesso de diversas de suas obras. Dentre elas, o exemplo mais marcante é uma das séries mais elogiadas de 2021, o “Round 6”, como ficou conhecido no Brasil.

Além dela, há o filme ganhador do Oscar de Melhor Filme em 2020, assim como conquistou  mais cinco estatuetas da premiação, o longa-metragem de drama “Parasita”.

Óbvio que outro exemplo, e talvez o mais marcante deles, é o gênero musical de K-Pop (Korean Pop), logicamente com origem na Coreia do Sul e rapidamente popularizado pela banda BTS.

Todos esses exemplos levaram a cultura sul-coreana para os holofotes. No entanto, a realidade é que ela está presente em nosso país há sessenta anos.

Neste mês, faz sessenta anos desde a imigração sul-coreana para o estado de São Paulo, mais especificamente no porto de Santos, no ano de 1963. Sendo assim, em comemoração à presença desse povo de linda cultura, confira abaixo sete dicas de locais para visitar na cidade de São Paulo e que mostram um pouco da cultura sul-coreana.

7 dicas para comemorar a imigração sul-coreana no Brasil

1. Centro Cultural Coreano no Brasil

Localizado na Avenida Paulista, caso você tenha curiosidade em conhecer a cultura sul-coreana, esse é o local perfeito. Lá, acontecem as exposições sobre a imigração, os palácios e tradições sul-coreanas. Além disso, o local disponibiliza gratuitamente cursos de taekwondo e da língua coreana.

2. Jong Ga

Para aqueles que buscam a culinária, o restaurante Jong Ga é uma das melhores opções. Localizado no bairro Bom Retiro, o restaurante é organizado na forma de bufê. Sendo assim, os clientes pagam R$ 70 e poderão servir-se à vontade entre as diversas opções, como Topokki, Kimbap, Japchae e sopa de Kimchi.

3. Itaewon

Para quem busca um pouco mais de animação, Itaewon é perfeito. Esse local trata-se de um tradicional karaokê, muito presente na cultura sul-coreana. O ambiente conta com quatro andares, nos quais estão distribuídas doze noraebangs, que são as salas privadas de karaokê.

Para quem prefere mais interação, há um palco em um ambiente compartilhado, o qual é possível acesso de qualquer um. Além disso, caso desejem descansar após a diversão, existe um bar no terraço. O local também está no bairro do Bom Retiro.

4. Associação Brasileira de Dança Tradicional Coreana

No espaço localizado no bairro Bom Retiro, há aulas gratuitas de dança coreana. Para participar das aulas, não é necessário inscrever-se, basta estar no local no sábado, das 9 às 16 horas.

Aqueles que desejam participar das aulas precisam trocar de roupa e vestir-se com trajes típicos, o que é feito no local, por meio de uma loja de roupas.

Após isso, basta subir ao segundo andar e participar das aulas que são realizadas tanto em coreano quanto em português. Além disso, é válido acrescentar que o local é reconhecido como oficial pelo governo da Coreia do Sul.

5. K’pop Chicken

E quem nunca deu risada com os memes do “flango flito”? Por conta da adaptação entre as línguas, às vezes alguns deslizes acontecem, principalmente com um dos pratos mais populares entre os sul-coreanos, o frango frito. Muito locais comercializam o prato típico, portanto um desses não pode ficar fora desta lista.

O K’pop Chicken oferece maior variedade desse prato para aqueles que buscam se deliciar com a culinária sul-coreana. O mais comum é que o prato seja feito em forma de petisco, como acompanhamento para bebidas ou como aperitivo antes do prato principal. O K’pop Chicken está localizado na Região Sul, próximo à estação de Santa Cruz

6. Fresh Cake Factory

Saindo um pouco dos salgados, a Fresh Cake Factory oferece variedade de gostos para os seus visitantes. A padaria tradicional,  encontrada no bairro Bom Retiro (aparentemente, muito popular para os sul-coreanos), oferece um gama variada entre doces e salgados.

Em seu menu, além das opções de bebidas que compõem basicamente cafés e chás, não compõe uma gastronomia específica, mas tratam-se de opções comuns entre os países.

Há também doces poucos usuais feitos com feijão. São eles: o pão recheado com doce de feijão e o pão de feijão vermelho com chantilly. Também há doces como o korokke e o anko. Outras opções são bolos e pães característicos, todos dignos de uma prova.

7. Otugui

Por fim, para quem deseja apenas comprar produtos variados, como roupas, produtos industrializados como salgadinhos, balas e doces, além de temperos especiais, todos esses estão disponíveis em Otugui. Esse grande mercado está localizado no bairro Bom Retiro, e está em operação desde 1989.

Otugui é o maior mercado de produtos sul-coreanos no Brasil, e como os exemplos já citados demonstram, conta com uma grande variedade de produtos para todo tipo de cliente. Esse produtos são importados diretamente da Coreia do Sul para o mercado, portanto, são completamente originais.

Além de contar com uma loja física em São Paulo, Otugui possui uma loja virtual onde os mesmo produtos disponíveis no mercado físico podem ser adquiridos. Além disso, para atrair ainda mais a clientela, o mercado conta com uma pequena cafeteria em sua entrada. Nela, vendem doces e salgados típicos da cultura sul-coreana.

você pode gostar também