Coreia do Sul se torna o 5º país com maior influência na indústria cinematográfica

Várias empresas, como a Netflix, estão de olho em produções sul-coreanas.

Assim que as produções cinematográficas derivadas da Coreia do Sul começaram a se popularizar no mundo, muitos ficaram surpresos. Isso porque ninguém imaginava que o país acabaria se tornando uma grande potência no assunto.

Mas, se olharmos para trás, veremos que a surpresa seria uma reação normal, uma vez que o país passou a ser colônia japonesa. Depois, enfrentou a Guerra da Coreia, conflito entre as regiões sul e norte, tendo a instauração da democracia apenas no final dos anos 1980.

No entanto, é a partir daí que a história do país começa a mudar drasticamente no meio econômico. Agora, é o país central de diversas marcas populares no mundo, como Samsung, Hyundai e LG.

Como a Coreia do Sul era vista?

No que se refere ao ramo do cinema, a Coreia do Sul não era um país relevante há até poucos anos. Desse modo, era apenas vista como um país ligado ao K-pop, no ramo musical; ao taekwondo, quando o assunto eram artes marciais; e ao kimchi, no que diz respeito à culinária.

Porém, quando nos referimos ao meio cinematográfico, o sucesso da Coreia do Sul começou quando títulos como “Mr. Vingança” (2002), “Oldboy” (2003), “Lady Vingança” (2005) e “Primavera, Verão, Outono, Inverno e Primavera” (2003) chegaram aos cinemas internacionais. Assim, a partir desse momento, o país se tornou uma referência.

A fama continuará

Após começar a fazer parte do ramo internacional de filmes e ser vista como uma grande desenvolvedora de produções, a Coreia do Sul também passou a se popularizar com as séries de variados gêneros, os quais vão de romance a terror.

Um exemplo nítido é “Round 6“, série sul-coreana que fez um estrondoso sucesso no mundo, atraindo os olhares de diversas empresas internacionais, como a Netflix, e que agora desejam investir pesado em produções asiáticas.

No entanto, embora muitos esteja ansiosos para investir nessas produções devido ao seu grande sucesso no cinema, há algumas pedras no caminho que precisam ser removidas. Um exemplo disso é o modo como os cineastas nacionais reagem às mudanças.

De acordo com eles, não é aceitável parar de pensar fora da caixa e fornecer a abertura para algumas mudanças em seu modo de produção. Então, certamente, haverá grandes desafios pela frente. Mas isso não altera o fato de que a Coreia do Sul tem mostrado que é capaz de produzir bons filmes.

você pode gostar também