Usuário do YouTube vence batalha judicial contra a Nintendo por vídeo de Zelda

Até então, a marca japonesa não deu autorização de uso de seus conteúdos ao youtuber.

O YouTube é uma plataforma que possui milhões de vídeos de diversos conteúdos, para todos os tipos de gostos e que atende a diferentes públicos. Um público muito forte dentro da plataforma são os gamers, que fazem vídeos sobre resenhas de novos jogos, macetes que podem ser aplicados em tais fases, entre outros temas.

No mês de outubro do ano passado, foi publicado um vídeo sobre um jogo, que, supostamente, faria parte da famosa franquia de “The Legend of Zelda“.

Porém, apesar da tal novidade, a empresa detentora do jogo, Nintendo, acabou por cancelar o projeto, segundo o que diz no vídeo publicado no canal DidYouKnowGaming. Saiba o que aconteceu depois que esse vídeo foi lançado no YouTube, a seguir:

Entenda o que aconteceu após o lançamento do vídeo no YouTube

Para quem conhece esse universo de games, sabe muito bem que a marca japonesa não gosta de ter suas produções e propriedades intelectuais sendo usadas por terceiros, ainda mais sem uma autorização.

Por isso, em dezembro do ano passado, a empresa entrou com um pedido para derrubar o vídeo da plataforma, por conta dos direitos autorais. E assim foi feito!

Apesar de conseguir derrubar o vídeo, essa história teve uma reviravolta que, provavelmente, a Nintendo não esperava. O youtuber, dono do canal, divulgou que o YouTube voltou atrás na decisão de derrubada do vídeo e, com isso, o vídeo acabou por retornar ao canal e à plataforma. Shane Gill, o criador de conteúdo do canal, acabou por expor a novidade em seu Twitter, onde ele dizia ter vencido a Nintendo, e anunciar a volta do vídeo. Gill comemorou:

“O vídeo sobre ‘Heroes of Hyrule’ está de volta.”

De acordo com o youtuber, o YouTube revelou que realmente havia sido a marca japonesa quem fez o pedido de derrubada do material. Mesmo que o vídeo esteja no ar atualmente, a Nintendo ainda pode fazer outro pedido de derrubada, caso queira. Quando esse tipo de situação acontece, a empresa que fez o pedido precisa provar possuir os direitos autorais do conteúdo em, no máximo, 10 dias.

Porém, a marca japonesa não fez nada a respeito, e justamente por isso, o vídeo retornou à plataforma sem que o youtuber fosse processado ou sofrido qualquer outro tipo de consequência. Apesar de não ter feito nada dentro do prazo estipulado pelo YouTube, a Nintendo ainda pode processar o youtuber e ter o vídeo excluído novamente.

Para isso acontecer agora, a marca precisa entrar na justiça, comprovar que está com a razão e, aí sim, o youtuber poderá ser punido por conta do conteúdo disponibilizado em seu canal. Veja o vídeo em questão abaixo:

você pode gostar também