Últimas descobertas no Chile: encontrados ossos de Megaraptor e aves pré-históricas!

Patagônia chilena está sendo alvo de pesquisadores devido à enorme presença de fósseis de diferentes animais da pré-história.

Regiões desérticas e montanhosas são muito propícias para escavações arqueológicas. Tendo isso em mente, a Patagônia no Chile é, de longe, um ótimo lugar para arqueólogos e paleontólogos que buscam descobertas.

Além de que, atualmente, esse é considerado um local de muitas descobertas fósseis, sendo um dos mais importantes mundialmente.

Portanto, não é de se espantar que novas descobertas tenham sido feitas na região. Segundo o Instituto Antártico Chileno (InACh), foram descobertos, em 2021, no local que compreende o vale de Las Chinas, fósseis que remetem ao período cretáceo da era mesozoica.

Segundo os arqueólogos responsáveis pela escavação, foram encontradas quatro espécies pré-históricas, dentre elas, um Megaraptor e duas espécies aviárias.

Megaraptor e Velociraptor, qual a diferença?

O Megaraptor, como pode-se perceber por seu nome, é uma espécie similar aos velociraptors, possuindo, inclusive, a característica garra curva nas patas traseiras.

Contudo, diferenciam-se em seu tamanho, ao contrário do que muitos pensam por conta dos famosos filmes de “Jurassic Park” e “Jurassic World“, os velociraptors possuem altura média de 0,6 metros, e não quase 2 metros, como apresentado nos filmes.

Entretanto, seu primo Megaraptor é um dinossauro de grande porte, possuindo 4 metros, bem mais próximo do apresentado nos filmes.

Quanto às espécies aviárias encontradas na Patagônia, estas são pertencentes a dois grupos, o dos Ornithurinae e dos Enantiornithe. Sendo o primeiro uma espécie mais próxima aos atuais grupos aviários. Ambas espécies eram muito comuns no período em questão.

As pesquisas arqueológicas que estão sendo desenvolvidas na região da Patagônia fazem parte de uma colaboração entre o Instituto Antártico Chileno, a Universidade do Chile (EFE) e a Universidade do Texas (EUA). A imagem abaixo é uma foto retirada no local pela equipe de pesquisa e foi disponibilizada pela Universidade do Chile.

Fonte: Universidade do Chile/EFE

Conforme citado anteriormente, a região da Patagônia está possuindo grande foco por parte dos pesquisadores, algo que pode ser explicado pela fala de Marcelo Leppe, diretor do Instituto Antártico Chileno:

“É sempre super excitante, em termos científicos, encontrar algo que não havia sido descoberto e nem descrito antes no vale de Las Chinas, onde estamos começando a nos acostumar com novas descobertas de fósseis.”

Percebe-se, então, que a facilidade para novas descobertas na região devido a sua imensa jazida de fósseis está despertando a curiosidade de pesquisadores, que partem em busca de fazer fama com novas descobertas científicas.

Sejam elas novas espécies de plantas, dinossauros ou outros animais pré-históricos. Além da possibilidade de novas espécies, também não pode ser descartada a possibilidade de descobertas a respeito de espécimes já conhecidos.

você pode gostar também