Shopee, Shein e outras plataformas sofrerão um aumento de 60% nos valores devido impostos

Alguns empresários se dirigiram ao Governo com um documento, o qual solicitava a implantação de regras mais rígidas nos produtos chineses

Existem inúmeras opções que possibilitam a compra de produtos chineses pela internet. Plataformas como Wish, Mercado Livre, Shopee, Shein e AliExpress fazem um grande sucesso com seus baixos preços, mas, aparentemente este baixo custo está com os dias contatos.

Leia mais: Shopee tem permissão para atuar como instituição de pagamento

O Governo Federal está tentando dificultar a venda destes produtos em solo brasileiro, atitude que elevará os preços em 60%. O cálculo foi feito pelo Instituto Brasileiro de Gestão e Planejamento Tributário (IBGPT), onde o aumento dos 60% ocorreriam devido aos impostos.

No cenário atual, os brasileiros não necessitam pagar nenhum tipo de imposto ao adquirirem produtos fora do país, abaixo de US$ 50. Mas, devido à nova medida provisória, na compra de qualquer produto uma taxa seria imposta, independentemente do valor.

Comprar produtos do exterior por aplicativo deve se tornar mais burocrático, caro e demorado, retraindo a relação de consumo do brasileiro. Talvez o custo-benefício para o serviço alfandegário e do fisco nem valha a pena, com maior volume de produtos de pequeno valor para classificar, controlar e fiscalizar”, pontuou Douglas Herrero, sócio-diretor do IBGPT.

Além disso, os empresários estão pressionando o governo para que tal medida entre em vigor o mais rápido possível. Um sinal deste movimento foi o ocorrido no mês de março deste ano, quando a taxa de comércios eletrônicos entrou em debate.

você pode gostar também