Confira 4 mitos sobre os dinossauros e saiba toda a verdade sobre eles

Mesmo após serem extintos, há milhões de anos, os debates e estudos sobre dinossauros são muito atuais.

Os dinossauros já foram extintos do planeta Terra há milhões de anos. Porém, esse é o tipo de assunto que vem sempre repleto de curiosidade. Além disso, esses animais estão presentes em diversos filmes famosos do cinema, como “Jurassic Park“, e isso vai trazendo cada vez mais dúvidas e perguntas sobre eles.

Apesar de algumas perguntas não terem uma resposta definitiva, pois não existem provas suficientes para comprová-las, outras já foram cientificamente comprovadas por paleontólogos especializados.

Aqui, nesta matéria, iremos te apresentar alguns mitos sobre os dinossauros. Saiba mais sobre esses animais extintos logo a seguir.

Confira 4 mitos envolvendo os dinossauros

1. O Tyrannosaurus Rex e sua velocidade

Por conta do primeiro filme de “Jurassic Park”, muitas pessoas acreditam que essa espécie é capaz de se movimentar mais rapidamente que um carro. Durante o início da pesquisa sobre essa questão, foi identificado que essa espécie conseguia se movimentar a 50 km/h.

Porém, depois das simulações e estudos mais recentes, a velocidade reduziu para em torno de 20 a 29 km/h. A conservadora-restauradora, Mariana Di Giacomo, do Museu Peabody, afirmou:

“Talvez o T-Rex pudesse correr rápido em trechos curtos, mas isso não teria sido suficiente para correr mais do que um carro em movimento.”

2. A inteligência desse animal

O segundo mito diz respeito ao fato de que, assim como todos os outros animais, existem espécies que eram mais inteligentes do que outras. Porém, de acordo com a conservadora-restauradora, eles eram inteligentes o suficiente para a época em que estavam vivos. Mariana declarou:

“Nem todos os dinossauros eram super brilhantes e nem todos os dinossauros careciam de inteligência.”

3. Os dinossauros não foram extintos todos juntos

Sabemos que, por conta do impacto de um meteorito que ocorreu na Terra há 66 milhões de anos, os dinossauros acabaram sendo extintos do planeta. Porém, 25% dos animais conseguiram sobreviver após essa tragédia, entre estes animais, alguns dinossauros.

O professor e paleontólogo do Museu de História Nacional (NHM), em Londres, Paul Barrett, afirmou:

“Embora muitos dinossauros tenham morrido com o impacto, um grupo importante de dinossauros super pequenos e com penas continuaram e ainda os vemos hoje.”

4. Clones de dinossauros

Com a tecnologia avançando, estamos vendo alguns estudos de clonagem surgirem pelo mundo. Porém, no caso dos dinossauros, isso é impossível, por conta da molécula do seu DNA que não sobrevive por muito tempo.

Além disso, Di Giacomo afirma:

“A clonagem de espécies que estão tão distantes de nós no tempo geológico é muito complexa porque existem muitas variáveis desconhecidas.”

você pode gostar também