Saiba por que astronautas não podem andar após retornarem à Terra

Da cápsula direto para a cadeira de rodas. Explicamos por que os astronautas não podem andar quando voltam do espaço.

Ser astronauta é o sonho de infância de muita gente, isso é um fato incontestável. Porém, existem inúmeras situações que os viajantes do espaço acabam por passar e que nós nem imaginamos.

O retorno desses heróis, por exemplo, não é algo agradável. Isso porque, quando eles chegam ao nosso planeta, não conseguem andar. Você sabe o porquê disso? Continue a leitura e confira o motivo pelo qual os astronautas não conseguem andar quando retornam à Terra.

Por que os astronautas não conseguem andar ao retornarem do espaço?

As viagens e as explorações espaciais resultaram em um grande número de avanços em pesquisas, inovações tecnológicas e respostas.

Mas imaginamos que, assim como nós, você deve ter observado que, quando os astronautas realizam o pouso de volta à Terra, eles geralmente são colocados em cadeiras de rodas durante um tempo até que possam andar. Mas você já se perguntou por quê?

A história conta que o pioneiro a chegar ao espaço foi o astronauta Yuri Gagarin. E logo após esse movimento, a National Aeronautics and Space Administration (Nasa) começou a enviar outros cientistas ao espaço, como Alan Shepard, Virgil Grissom e Gherman Titov, com o objetivo de trazer descobertas para a melhoria da vida humana. Mas a verdade é que nenhum deles conseguiu andar imediatamente após retornarem à Terra.

Mas por que isso acontece?

A resposta é que muitos problemas de saúde estão associados às viagens ao espaço. Isso inclui falta de peso, problemas cardiovasculares, distúrbios do equilíbrio, distúrbios da visão, congestão nasal e alterações no sistema imunológico.

Com isso, em resposta à ausência de peso no espaço, o corpo começa a mudar, incluindo perda de ossos e perda de massa muscular. Como não há gravidade no espaço, os músculos não são mais necessários para manter nossa postura corporal e assim acabam por atrofiar.

Desse modo, quando retornam à Terra, os corpos dos astronautas estão muito fracos para lidar com todo o peso do corpo que, segundo estudos, fica cinco vezes mais pesado.

Por essa razão, enfim, até que haja estabilidade da situação, é preciso que os heróis do espaço permaneçam em cadeiras de rodas.

você pode gostar também