Cientistas descobrem planetas habitáveis a ‘poucos’ anos-luz da Terra

Pesquisadores encontraram dois planetas com condições de abrigar vida e características semelhantes às da Terra.

imagem de projeção de planetas
Imagem: Reprodução

Todos os dias, pesquisadores do mundo todo buscam novas formas de vida fora da Terra. Dessa vez, cientistas do Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC), localizado na Espanha, divulgaram a existência de dois planetas com possibilidade de habitação. Eles estariam em um sistema planetário vizinho, a “apenas” 16 anos-luz de distância de nós.

Ainda são poucas as informações sobre os planetas GJ 1002b e GJ 1002c. Apenas o que se sabe é que a distância de mais de 150 trilhões de quilômetros impede uma visita até lá.

O fato de os estudos ainda serem recentes também torna impossível afirmar quais tipos de forma de vida seriam abrigadas nesses planetas.

Apesar disso, os pesquisadores descobriram que a proximidade dos dois em relação à principal estrela de seu sistema é parecida com a distância entre a Terra e o Sol, o que classifica os locais como possuidores de “zona habitável“.

Zona habitável

Foto: Reprodução

Entre as características de GJ 1002b e  GJ 1002c está a informação de que habitam uma estrela anã vermelha, a GJ 1002. Essa categoria estelar possui massa entre 0,1 e 0,7 em relação ao Sol, com temperatura entre 3.000 ºC e 4.000 ºC, ou seja, mais baixa.

Por exemplo, para melhor compreensão, a nossa “estrela-guia”, o Sol, possui temperatura próxima aos 5.000 ºC e está na categoria de anã amarela.

De acordo com a pesquisadora Vera Passagger, do IAC, esses fatores fazem com que a zona habitável dos planetas esteja bem próxima à estrela. Esse termo de “habitabilidade” significa que a área possui condições mais “equilibradas”, ou seja, com temperaturas nem muito altas nem muito baixas.

Dessa forma, existe uma grande possibilidade da existência de elementos essenciais como água para diferentes formas de vida.

Além disso, os cientistas descobriram o tempo que cada um dos planetas leva para dar uma volta em torno da estrela anã. O GJ1002b precisa de 10 dias para finalizar o percurso, enquanto seu vizinho, GJ1002, passa cerca de 21 dias orbitando.

Mais descobertas

O estudo dos cientistas das Ilhas Canárias ganhará publicação na revista Astronomy & Astrophysics, com dados sobre a semelhança entre a massa dos dois planetas recém-descobertos e da Terra.

E ainda de acordo com o pesquisador Alejandro Mascareño:

A natureza parece empenhada em nos mostrar que planetas parecidos com a Terra são muito comuns. Com esses dois, agora conhecemos sete em sistemas planetários bem próximos do Sol.”

você pode gostar também