Realidade aumentada: Nokia mira em tecnologia que substituirá os smartphones

Empresa acredita que os smartphones serão 'coisa do passado'. Leia a matéria e entenda quais são os planos da Nokia.

nokia logotipo
Imagem: Reprodução

Criadora dos clássicos celulares do início do século 21, a Nokia era uma das maiores empresas no ramo dos mobiles. Com o avanço do tempo e o advento dos smartphones, esse deixou de ser o forte da organização. Assim, ela passou a ter foco em telecomunicações em geral. Mas, hoje, a empresa investe em uma nova tecnologia: o metaverso.

Para os executivos da Nokia, os smartphones deixarão de ser a principal forma de comunicação entre as pessoas até o final desta década, sendo substituídos por conversas por meio do metaverso e de equipamentos de realidade virtual aumentada.

Nossa crença é que este dispositivo (smartphone) será ultrapassado por uma experiência metaversa na segunda metade da década”, afirmou o diretor de estratégia e tecnologia da Nokia, Nishant Batra.

De acordo a empresa, o futuro do mercado trará a comunicação por meio dos aparatos digitais, em que compras, conversas e interações acontecerão pela realidade aumentada, com uma experiência muito diferente do que temos hoje.

Porém, Batra afirma que será necessária uma infraestrutura para que o metaverso se expanda.

“A ampla adoção da tecnologia por empresas e consumidores será fundamental para que ela realmente decole, e isso também dependerá da disponibilidade de dispositivos VR (realidade virtual) e AR (realidade aumentada) acessíveis e ergonômicos conectados sem fio”, disse ele.

O que é metaverso?

Pessoa com óculos de realidade aumentada
Imagem: Reprodução

Metaverso é uma grande tendência, tida como a próxima geração da tecnologia, que procura reproduzir a realidade no ambiente digital.

O termo se tornou mais popular com o lançamento do primeiro metaverso da antiga Facebook Inc., junto com a mudança de marca da bigtech, que agora se chama Meta. Porém, esse conceito surgiu na década de 1990, com o escritor norte-americano Neal Stephenson. Ele é autor do livro que serviu de inspiração para um dos jogos mais populares nesse estilo, o “Second Life”.

Hoje, a tecnologia é vista como a grande tendência, com muitas empresas como Nike, Itaú e Fortinite garantindo presença nesse universo virtual.

você pode gostar também