Lavar ou não o arroz antes de cozinhar? Eis o que a ciência diz
Existe há anos o debate sobre se há a necessidade de lavar ou não o arroz antes de colocá-lo para cozinhar. No entanto, agora a ciência finalmente nos deu uma resposta — até então definitiva. Saiba mais neste post.
Foto: Carlosrojas20/Getty Images
Cozinhar é uma habilidade que nem todos possuem, mas é algo necessário para sobreviver e desfrutar de refeições nutritivas e saborosas.
No entanto, não ter essa habilidade não deve ser encarado como o fim do mundo, pois a arte da culinária pode ser aprendida por qualquer pessoa, mesmo aqueles que pensam já saber de tudo. Mas como assim? Na verdade, ao mergulhar nesse universo, podemos descobrir coisas novas e solucionar dúvidas antigas que possuíamos.
Um exemplo clássico é a polêmica em torno de lavar ou não o arroz. Essa questão tem opiniões divididas ao longo dos anos, mas recentemente a ciência decidiu investigar e disponibilizar uma resposta eficaz para resolver esse dilema.
Afinal, lavar o arroz ou não?
A razão pela qual muitas pessoas lavam o arroz está no pensamento de que ele vai atingir o ponto desejado sem nenhum erro ou falha caso este passo seja seguido.
No entanto, a ciência revelou definitivamente que isso não tem fundamento. Na realidade, ao lavar o arroz, estamos removendo grande parte do amido presente nos grãos.
Assim, na verdade estamos prejudicando o processo de preparo dele quando o lavamos. Mas, é claro, estamos falando daquele arroz comum, de todos os dias, e não do gohan, o famoso arroz japonês.
Outra crença bastante popular é de que é preciso lavar os grãos para remover as impurezas do alimento. Isso mesmo! Inclusive, cabe dizer que as bactérias presentes no arroz são eliminadas durante o processo de seu cozimento devido ao calor elevado.
Portanto, não há necessidade de se preocupar com a contaminação por bactérias caso o arroz esteja cozido.
Posso lavar o arroz se eu quiser?
Vamos com calma. Antes de decidir abandonar completamente a prática de lavar o arroz, é válido mencionar um motivo pelo qual isso ainda é recomendado pela ciência: a presença de microplásticos.
Essas partículas não são visíveis a olho nu, mas podem ser removidas no processo de lavagem. Aproximadamente 20% dos microplásticos presentes no arroz são removidos quando o lavamos antes do cozimento.
Outra razão para considerar a lavagem do arroz é a remoção de arsênio, uma substância que, quando consumida em excesso, pode causar problemas de saúde. Ou seja, lavar o arroz não é completamente inútil, pois pode ajudar a reduzir os níveis de arsênio presentes nos grãos.
Por outro lado, ao lavar o arroz, também podem ser removidos alguns nutrientes dos grãos. Portanto, essa tem sido uma decisão pessoal de cada um.