Fusão nuclear: cientistas criam um importante projeto que beneficiará o planeta

Após muito estudo e pesquisa, estudiosos conseguiram produzir energia através de um processo conhecido como fusão nuclear.

Recentemente, pesquisadores do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, localizado na Califórnia, conseguiram alcançar uma grande meta.

Após muito estudo e pesquisa, eles conseguiram produzir energia através de um processo conhecido como fusão nuclear, algo que foi considerado o suficiente para aquecer uma dezena de chaleiras de água.

Com essa descoberta, este pode ser um grande ganho para a vida na Terra e a prolongação do planeta, e mesmo que pareça banal para muitos leigos, o que foi conquistado dentro desse estudo se torna algo inédito que jamais tinha sido realizado antes.

Essa fusão gera uma energia quase que ilimitada e totalmente limpa, sendo esse talvez o fim dos gases que causam o efeito estufa e também a máxima redução do uso de recursos naturais para a fabricação de combustíveis.

O que aconteceu no laboratório foi a réplica de um acontecimento que se origina da força do Sol. Isso acontece com a colisão de dois átomos de hidrogênio que quando se encontram viram um átomo de hélio, liberando energia que, quando ocorre em grande escala, é capaz de iluminar um planeta inteiro (com as proporções do planeta Terra).

Porém, infelizmente essa realidade esperada pela redução do uso de vários insumos prejudiciais ao planeta ainda está longe.

Para gerar a energia por fusão nuclear, é necessário um grande protocolo de muitos testes que ainda irão durar anos para abastecerem as estações de energia, projeto este que necessita de um governo que esteja disposto a bancar.

No Brasil já utilizamos as conhecidas usinas eólicas, algo que nos faz avançar muito nesse campo. Aqui no nosso país as turbinas eólicas são muito utilizadas, principalmente por usinas hidroelétricas.

Esperamos que em breve esta seja uma realidade em todo o mundo, tendo em vista os tantos avisos e já as causas que sofremos devido ao efeito estufa. Os estudos já obtiveram grandes conquistas, mas nem tudo depende apenas da ciência.

você pode gostar também