10 fatos desconhecidos sobre bandeiras ao redor do mundo que você vai adorar!
Da cor até a escolha do formato, se você gosta de conhecer a história dos países, vai adorar estes 10 fatos desconhecidos sobre bandeiras ao redor do mundo.
As bandeiras são o símbolo dos países e populações. Desde os primeiros anos de estudo, quando aprendemos sobre a cultura do país em que moramos, aprendemos que a língua e a bandeira são fatores de identidade nacional.
Que a cultura tem muitos fatos desconhecidos você já sabe. Mas você sabia que as bandeiras também têm curiosidades muito interessantes? Pensando nisso, separamos 10 fatos desconhecidos sobre as bandeiras ao redor do mundo. Confira!
10 fatos desconhecidos sobre bandeiras
Alguns deles têm relação com o país de origem da bandeira, outros são fatos gerais. Conheça agora algumas curiosidades desconhecidas sobre bandeiras ao redor do mundo.
1. Símbolos
Em sua grande maioria, os símbolos presentes nas bandeiras têm um significado específico para a população. Você verá que muitos dos fatos desconhecidos que vamos apresentar a seguir têm a ver com isso!
2. A bandeira do Nepal é triangular
A bandeira do Nepal foi oficializada em 1962. Para o design, foram escolhidas formas triangulares – e não quadrados, como é comum em bandeiras.
Isso porque ela é composta por duas bandeiras, uma em cima da outra, que representam a dinastia de Rana.
3. Bandeira francesa totalmente branca
Diferentemente do que é hoje, a bandeira da França já foi totalmente branca. Esse fato aconteceu durante a Restauração Bourbon, de 1815 a 1830. Depois, a bandeira tricolor foi retomada.
4. Bandeira de guerra das Filipinas
Quando o país das Filipinas está em guerra, sua bandeira geralmente é modificada. Nesse período, ela leva uma faixa vermelha. Já quando o país está em paz, ela volta a ficar com a faixa azul.
5. AK-47 na bandeira de Moçambique
A bandeira de Moçambique tem como símbolos uma AK-47, uma enxada e um livro aberto. O rifle foi incluído em 1983, quando o país estava em um período de “Vigilância” após as lutas por independência.
A arma simbolizava a defesa, a enxada simboliza a agricultura e o livro aberto, a importância da educação.
6. Protesto com a bandeira da Irlanda
Por ser listado como um dos melhores membros da equipe da Grã-Bretanha durante a Olimpíada de 1906, Peter O’Connor escalou o mastro da bandeira da Irlanda em protesto.
7. Revolução do Irã
Após a revolução Islâmica, a bandeira do Irã tem no seu corpo a escrita “Allahu Akbar”, que significa “Deus é Grande” 22 vezes.
8. Viagem à Lua
Para registrar o momento em que o primeiro ser humano chegou à Lua, um astronauta lá fincou uma bandeira estadunidense. O curioso é que a bandeira utilizada na missão Apollo 11 custou apenas 5,50 dólares.
9. Semelhança entre bandeiras
As bandeiras da Austrália e da Nova Zelândia são tão parecidas que podem ser confundidas à primeira vista. Esse caso aconteceu em 1984, quando o primeiro-ministro australiano foi recepcionado com a bandeira errada.
10. Brasil
Ao contrário do que muita gente pensa, o verde e amarelo não simbolizam matas e riquezas, mas são as cores das Casas de Bragança e Habsburgo.
A última alteração ocorreu em 1992, quando novas estrelas foram acrescentadas. Elas representam os 27 estados brasileiros e o Distrito Federal.
E aí, conhece outros fatos desconhecidos sobre bandeiras que não abordamos nesta matéria? Conte pra gente nos comentários!