Contra o envelhecimento precoce: especialista aponta 3 hábitos que você deve evitar

Especialista apontou alguns hábitos que podem acelerar nosso processo de envelhecimento. A seguir, veja quais são!

À medida que o tempo passa, nós nos tornamos mais velhos, isso é inevitável. No entanto, alguns hábitos são capazes de acelerar esse processo.

Já outros podem retardar os efeitos do envelhecimento internamente e externamente. Geralmente, as pessoas buscam manter a vitalidade da juventude por mais tempo.

Nesse sentido, Siim Land, autor de livros best-sellers sobre otimização humana, longevidade, alto desempenho e nutrição, afirma que o estilo de vida de cada pessoa determina a sua longevidade.

No Instagram, o autor publicou:

“Existem alguns hábitos ruins que estão te envelhecendo mais rápido.”

Segundo o palestrante, essas práticas não incluem os hábitos mais óbvios, como fumar, beber e consumir fast-food.

A seguir, apresentamos três hábitos os quais se recomenda abandonar para prevenir o envelhecimento precoce, de acordo com Siim.

Três hábitos que o envelhecem 

Dormir melhor aumenta expectativa de vida
Imagem: SB Arts Media/Shutterstock

1. Restringir o sono

Não ter uma boa noite de sono pode fazer com que você envelheça mais rápido. Durante os ciclos de sonos, ocorrem diversas fases distintas, começando da soneca até o sono profundo, conhecido como Sono REM (Rapid Eye Movement, ou Movimento Rápido dos Olhos).

O sono REM é fundamental para o nosso bem-estar e nossa qualidade de vida, já que é nesse momento que o organismo libera hormônios como serotonina e endorfina. Por isso, Siim Land aponta:

“Não crie o hábito de ficar acordado até tarde ou despertar muito cedo.”

2. Comer antes de dormir 

Segundo Siim, ingerir alimentos antes do horário de dormir pode afetar a produção de melatonina, assim como outros processos fundamentais de reparação corporal durante o sono.

É importante ressaltar que a melatonina é conhecida por melhorar a qualidade de sono, fortalecer o sistema imunológico, combater depressão, entre outros benefícios. Inclusive, a glândula responsável pela produção de melatonina só é acionada quando não há luz.

3. Ficar sentado o dia todo 

De acordo com o autor, o corpo humano é projetado naturalmente para se movimentar.

“O estilo de vida sedentário está ligado ao aumento da mortalidade e a doenças cardiovasculares. Quebre-o e mova-se!”, diz.

Existem diversas razões pelas quais não é interessante permanecer no sedentarismo, tais como ganho de peso, o que afeta na produção hormonal, podendo influenciar na saúde mental. Além disso, também reduz a expectativa de vida.

você pode gostar também