Viagem no tempo através de um buraco negro é possível?
Muitos fatores envolvem a estrutura de um buraco negro, e isso certamente afetaria a viagem no tempo.
Você acredita que a viagem no tempo é possível? E se eu te contar que os buracos negros são verdadeiras “máquinas do tempo” naturais, que possibilitam ir para diferentes momentos do tempo, seja para o passado ou para o futuro. Porém, ainda não existem naves capazes de enfrentar esse caminho.
O buraco negro se forma quando uma estrela entra em colapso. Assim como a Terra, o buraco negro possui gravidade. Continue lendo para entender como seria uma viagem no tempo por buraco negros.
A viagem no tempo é um desejo antigo da humanidade
O campo gravitacional é o que nos mantém na Terra e impede que flutuemos para o espaço. Quanto maior a densidade da massa, maior será a sua força gravitacional. Os buracos negros tem extrema força da gravidade, e nem mesmo os raios de luz conseguem atravessá-los. Assim, a maior questão é: os seres humanos são capazes de fazer uma viagem no tempo por buraco negros?
De acordo com a teoria da relatividade de Albert Einstein, todo objeto forma um espaço ou vale ao redor dele, em que geralmente outros objetos caem quando se aproximam. Ou seja, ao tentar se aproximar de um buraco negro, seriamos provavelmente jogados para esse vale, a não ser que a nave tivesse força suficiente para anular a da gravidade.
Segundo os estudiosos, um relógio próximo à região do objeto com maior massa funciona de forma mais lenta quando comparado ao de menor massa. Assim, um ano em um buraco negro pode ser equivalente na Terra a 80 anos. Pensando dessa forma, ao ficar próximo a um buraco negro e retornar para a Terra, você verá o futuro.
E no caso do passado? O buraco negro cria um loop que conecta o passado e o futuro. Se realmente pudéssemos chegar nesse espaço, conseguiríamos retornar à nossa trajetória e tentar mudar alguns fatos, lembrando que isso trará consequências ao seu presente e futuro. Os cientistas chamam esse espaço de curva fechada.
Se seu desejo é realmente se aventurar visitando um buraco negro, você precisa saber de algumas coisas. Primeiro, lembre-se que você só poderá ir para o passado! Além disso, caso o buraco negro tenha sido criado antes do evento que você deseja visitar, não terá como avançar mais.
Outra questão importante é que você corre o risco de cruzar o horizonte de eventos e entrar em loop. Para sair disso, terá que viajar mais rápido que a luz, o que até o momento não é possível.