Viagem no tempo sem paradoxo é possível? Veja o que este cientista descobriu!

Parece que, logo em breve, poderemos fazer viagens no tempo sem que prejudiquemos todo nosso futuro. Quer saber como isso funciona? Confira abaixo!

Quem já assistiu ao Flash e todas as suas idas e vindas ao passado sabe muito bem o que é ter consequências, muitas vezes, irreversíveis quando se volta no tempo.

the flash movie
Imagem: reprodução the flash movie

Esse, inclusive, é o tema de pesquisa de alguns cientistas que ainda buscam formas de conseguir voltar no tempo e poder, talvez, conseguir anular alguns dos acontecimentos sem que possam sofrer com o famoso paradoxo temporal.

Segundo o estudante de física da Universidade Queensland, Germain Tobar, da Austrália, isso não é impossível. Germain tem tirado um tempo e, junto com seu professor, vem se dedicando somente à pesquisa de como evitar o paradoxo ao voltar no tempo.

E, durante esse tempo, conseguiu talvez uma fórmula que torne isso possível, sem que ninguém possa correr o risco de criar furos irreversíveis à história.

Imagem: Reproduçao Google (à esquerda, Fábio Costa; à direita, Germain Tobar)

O estudane afirma:

“A dinâmica clássica diz que você conhece o estado de um sistema em um determinado momento, isso pode nos contar toda a história do sistema.”

Além do resultado de seus estudos, Tobar também considera muito as teorias de Einstein, inclusive as que relatam os loops que uma viagem no tempo pode criar e, claro, como isso pode provocar que um acontecimento se encontre no passado e no presente ao mesmo tempo.

Conforme Tobar afirma, os estudos mostram que o espaço-tempo pode se adaptar para evitar furos no tempo ou paradoxos.

Segundo a pesquisa de Tobar, é como se qualquer um de nós pudesse voltar ao passado e fazer exatamente o que tivéssemos vontade, e os paradoxos não seriam possíveis. Isso porque os viajantes no tempo seriam, assim, reduzidos para que não houvessem paradoxos.

A pesquisa de Tobar mostra que o tempo seria reajustado conforme nossas ações. E isso não mudaria completamente todos os futuros acontecimentos como o paradoxo faz.

Essa situação fica visível em filmes como o “Exterminador do Futuro“, por exemplo, uma vez que o robô sempre volta, e os esforços dos protagonistas nunca são suficientes para mudar o futuro. Como resultado da pesquisa, seria possível evitar tal acontecimento e reajustar todo o trajeto, sem mudar quem você é e quem as pessoas a sua volta são.

A pesquisa de Tobar tem futuro, e, embora ninguém nunca tenha conseguido voltar no tempo ainda, nada torna isso impossível!

Máquinas do tempo já foram criadas; podem não ter funcionado, mas isso pode ser um enigma. De todo modo, as pesquisas continuam, e, todos os dias, um detalhe não entendido ainda se torna um mistério a ser desvendado pelos cientistas.

Fábio Costa, um outro cientista e professor de Tobar afirma:

“Por mais que você tente criar um paradoxo, os eventos sempre vão se ajustar, para evitar qualquer inconsistência.”

Os cientistas vão continuar o seu trabalho, e cabe a nós esperar pelo futuro e o que ele nos reserva.

você pode gostar também