James Webb: relembre achados incríveis do telescópio em seu primeiro ano ativo
O Telescópio Espacial James Webb é sucessor do Telescópio Hubble.
Você já ouviu falar do telescópio James Webb da NASA? Esse telescópio fez aniversário de um ano no dia do último Natal e, através dele é possível enxergar o Universo de uma forma nunca antes vista. O acessório demorou exatos 30 anos para ser desenvolvido e construído, e isso custou à NASA exatos US$ 10 bilhões.
Uma curiosidade sobre esse apetrecho é que ele é um telescópio infravermelho, o que possibilita enxergar coisas que não são possíveis a olho nu. Em comemoração ao seu aniversário, iremos relembrar alguns achados fantásticos desse telescópio. Confira as imagens a seguir!
Veja o que o telescópio James Webb conseguiu capturar durante o seu primeiro ano de vida.
-
Galáxia Fantasma
Essa galáxia encontra-se cerca de 32 milhões de anos-luz do nosso planeta Terra. Ela está localizada na constelação de Peixes. e também é conhecida pelo formato em espiral de seus braços e de sua estrutura. A galáxia também é chamada de M74.
-
Nebulosa de Órion
Essa nebulosa está a 1.350 anos-luz do nosso planeta Terra. Ela está localizada em uma região bastante conhecida, a região de Órion. Nela, podem ser encontradas diversas nebulosas como essa da imagem.
-
Galáxia Cartwheel
Essa galáxia foi descoberta pela primeira vez na década de 40 pelo astrônomo suíço Fritz Zwicky. Se você reparar com atenção, sua estrutura remete ao formato de uma roda de um automóvel, devido a uma colisão com uma outra galáxia.
-
Nebulosa Carina
Essa nebulosa também é conhecida como “penhascos cósmicos”. Ela está localizada na cavidade gasosa de uma outra nebulosa, onde as estrelas se formam, conhecida como Carina. A distância total desta nebulosa é de cerca de 15 anos-luz.
-
Planeta Netuno
Certamente você já ouviu falar sobre o planeta Netuno, o oitavo planeta do nosso Sistema Solar. Na imagem, é possível visualziar os pontinhos brancos ao seu redor, suas luas e, mais acima, está a “estrela pontiaguda”.