11 fatos BIZARROS sobre o Universo que você não conhecia

No Universo, existem muitos fenômenos peculiares que podem ser encontrados. Confira alguns dos fatos mais estranhos já constatados.

Sabemos que no Universo há coisas bastante esquisitas. Apenas ao olhar para a rua, por exemplo, já é possível ver diferentes componentes da flora e da fauna que são um tanto quanto estranhos para que não está acostumado.

Similarmente, no Universo há muitos fenômenos peculiares. Por isso, trouxemos alguns dos fatos mais estranhos encontrados pelos astrônomos que estão relacionados ao espaço sideral. Vamos conferir?

1. ‘Rajadas rápidas de rádio’

Em primeiro lugar, não podemos nos esquecer dos sinais de rádio ultrafortes e ultrabrilhantes que têm duração de apenas alguns milissegundos. Os pesquisadores os recebem desde 2007.

Esses pequenos e rápidos flashes são nomeados de “rajadas rápidas de rádio” e parecem vir de uma distância de bilhões de anos-luz.

Recentemente, alguns cientistas conseguiram capturar essas rajadas rápidas de rádio de forma repetitiva (piscou seis vezes seguidas).

Essa foi a segunda vez que foi visto um sinal do tipo e que poderia ajudar os cientistas a desvendar o mistério.

2. ‘Macarrão nuclear’

Um objeto conhecido como “macarrão nuclear” é a substância mais forte do Universo, que se forma com os restos de uma estrela morta.

Para que esse material possa ser quebrado, seria necessário aplicar uma força 10 bilhões de vezes maior do que a necessária para quebrar o aço, de acordo com simulações.

3. Planeta Haumea

Por sua vez, o planeta Haumea, que orbita juntamente com Netuno no cinturão de Kuiper, é incomum. É considerado o objeto de rotação mais rápido do Sistema Solar, pois o dia dura somente 4 horas, possui duas luas e uma estranha forma alongada.

Além disso, am 2017, os astrônomos visualizaram que Haumea possui anéis extremamente finos orbitando, isso provavelmente aconteceu por alguma colisão do passado.

4. Lua da Lua

Há hipótese de ter uma lua orbitando a Lua, o que foi apelidado de lua da lua. Conhecidos como submoons, moonitos, grandmoons, moonettes e moooons, ainda não foram comprovados, porém, cálculos feitos recentemente afirmam que não é impossível sua formação.

5. Matéria escura

A substância escura que compreende 85% de toda a matéria do Universo é desconhecida. Segundo os pesquisadores, a matéria escura está em todo o Universo. Mas, em março de 2018, os pesquisadores avistaram uma galáxia diferente, que parecia não ter quase essa matéria escura.

Em trabalhos posteriores, pesquisadores sugeriram que essa galáxia continha, sim, matéria escura. Essa descoberta deu crédito a uma teoria diferente que postula que a matéria escura não existe.

6. Estrela Tabby 

Tabetha Boyajian, astrônoma da Louisiana State University, e alguns colegas ficaram perplexos ao avistarem pela primeira vez a estrela KIC 846285. A estrela, que ganhou o apelido de Tabby, diminuía seu brilho em intervalos irregulares e por períodos ímpares.

Várias teorias tentaram explicar esse fenômeno, inclusive a possível existência de uma megaestrutura alienígena. Porém, nesse momento, de acordo com a maioria dos pesquisadores, acredita-se que a estrela tenha ao seu redor um anel anormal de poeira que causa o fenômeno de diminuição de luz.

7. Hyperion de Saturno

Hyperion de Saturno tem uma das aparências mais estranhas do Universo. Nada mais é do que uma rocha irregular parecida com uma pedra-pomes e com diversas crateras. A sonda Cassini, da NASA, descobriu que Hyperion foi carregado pelo espaço por um “feixe de partículas de eletricidade estática”.

8. Neutrino e suas origens

Um neutrino atingiu a Terra em 22 de setembro de 2017. Esse foi considerado especial porque foi o primeiro a chegar com informações sobre sua origem. Os astrônomos descobriram que ele chegou à Terra há 4 bilhões de anos.

9. ‘Fóssil vivo’

DGSAT é uma galáxia ultradifusa que possui suas estrelas tão espalhadas que se tornam quase invisíveis. Em 2016, os cientistas perceberam que essa galáxia estava sozinha, diferentemente de outras que se encontram aglomeradas.

Segundo essas características, sugeriu-se que o objeto fraco se formou 1 bilhão de anos após o Big Bang, tornando essa galáxia um “fóssil vivo”.

10. Estrela que emite luz infravermelha

Após a morte de uma estrela regular, formam-se as estrelas de nêutrons, objetos extremamente densos. Normalmente, emitem ondas de rádio ou radiação de alta energia, como raio-x.

Mas, no ano de 2018, os astrônomos encontraram um longo fluxo de luz infravermelha com origem em uma estrela de nêutrons. Os pesquisadores ainda não têm uma explicação concreta.

11. ‘Planetas desonestos’

Finalmente, temos os planetas desonestos, que estão vagando pela galáxia porque foram lançados para longe de sua estrela-mãe por meio de forças gravitacionais.

É um fenômeno considerado forte, no qual um objeto do tamanho de um planeta, com campo magnético 200 vezes mais forte que o de Júpiter, gera auroras brilhantes na atmosfera, que podem ser vistas com radiotelescópios.

você pode gostar também