Aprenda a identificar se um texto foi escrito por Inteligência Artificial
As IAs têm avançado mais rápido do que o esperado, e um dos resultados disso é que, agora, pessoas que criam conteúdos podem perder seus postos de trabalho.
Com o progresso da Inteligência Artificial, o trabalho daqueles que escrevem conteúdos pode estar prejudicado. Acreditem ou não, está cada vez mais difícil identificar o que foi escrito pela mão de uma pessoa e o que foi escrito por alguma IA (ou, ainda, até por uma mistura dos dois!).
Com base nisso, confira aqui algumas maneiras de saber se o texto foi escrito por uma Inteligência Artificial.
Maneira mais utilizada
Softwares podem ser bons aliados quando se trata desse assunto. Eles são ótimos para analisar diferentes características do texto, como a fluência da leitura, a frequência com que as palavras estão ali e, também, a pontuação e o comprimento de frase com algum tipo de padrão.
A pesquisadora sênior da unidade de pesquisa Google Brain, Daphne Ippolito, comentou, em uma entrevista, que:
“Os modelos de linguagem por AI funcionam por meio da previsão de quais palavras são mais prováveis em uma frase, é comum que a tecnologia abuse de palavras corriqueiras e evite termos raros.”
A estudiosa complementa que:
“Se houver texto suficiente, uma dica muito fácil é que a palavra ‘the’ ocorre muitas vezes.”
Contudo, a pesquisadora ainda chama a atenção que, em textos extremamente “limpos”, sem gírias, vícios e, até mesmo, falta de erros de digitação a repetição de palavras também é algo a se considerar.
Esse tipo de texto com quase total certeza é escrito por uma IA e, segundo Daphne:
“Um erro de digitação no texto é realmente um bom indicador de que foi escrito por humanos.”
Embora a Inteligência Artificial colabore em muitos campos, ela também atrapalha.
Então, é de extrema importância esses apontamentos de falhas nos dias de hoje, pois, por muitas vezes, essa tecnologia acaba tirando o emprego de pessoas que precisam dele para sobreviver.
Agora, conte para a gente se você já passou por uma experiência de algum texto que escreveu e como a Inteligência Artificial ajudou ou atrapalhou naquela situação.