Nova tecnologia será capaz de prever e evitar desastres naturais

As máquinas estão se tornando cada vez mais inteligentes graças ao ser humano e, agora, cientistas acreditam que podem até mesmo evitar desastres.

Uma realidade em que computadores são capazes de prever acontecimentos futuros era algo somente previsto em filmes de Hollywood, porém, agora, as coisas podem ser diferentes graças a uma pesquisa encabeçada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Massachusetts Institute of Technology, em inglês, conhecido com MIT).

Contudo, o MIT não está sozinho, pois está desenvolvendo novas pesquisas relacionadas ao assunto em companhia da Universidade de Brown, de Providence, Rhode Island.

A ideia de conseguir analisar o momento em que determinados acontecimentos podem ocorrer, como pandemia, terremoto, guerras e muitos outros exemplos, não era algo palpável para que uma máquina conseguisse prevê-los, afinal eles não possuem um período específico para acontecerem, pelo contrário.

Confira um trecho mencionado por George Karniadakis, um dos professores da Universidade de Brown, que também é o autor desse estudo, abordando o assunto.

“Uma explosão de pandemia como o COVID-19, desastre ambiental no Golfo do México, um terremoto, grandes incêndios florestais na Califórnia, uma onda de 30 metros que vira um navio – esses são eventos raros e, por serem raros, não têm muitos dados históricos.”

Karniadakis indaga, ainda:

“Não temos amostras suficientes do passado para prever o futuro. A questão é: quais são os melhores dados possíveis que podemos usar para minimizar o número de pontos de dados de que precisamos?”

Após muitas pesquisas relacionadas ao assunto, os cientistas que fazem parte desse projeto conseguiram encontrar um algoritmo que tem a capacidade de realizar uma previsão, sem obter um grande número de informações a respeito do assunto, parte essencial para resolver o problema em questão.

Isso só foi possível graças a uma tecnologia utilizada em equipamentos de alto nível desenvolvidos pela Universidade de Brown, capaz de realizar uma breve previsão, trazendo, ainda, quais seriam as probabilidades de um determinado evento ocorrer, chegando até fornecer informações sobre desastres naturais, como maremotos e terremotos.

Como isso funciona?

A resposta esperada pelos cientistas surge após a aplicação de uma técnica intitulada “aprendizado ativo”, e, de alguma maneira, as informações fornecidas ao equipamento fazem ele aprender a respeito do que foi dito, o que o torna capaz de fornecer dados importantes a respeito do assunto. Em outras palavras, ele torna o pouco em muito.

Ligado a essa tecnologia, está um modelo chamado “DeepOnet”, que nada mais é do que uma Inteligência Artificial aprimorada que consegue processar grandes conjuntos de dados em uma velocidade extremamente acelerada, que calculam a probabilidade de um determinado acontecimento.

você pode gostar também