CALM: Google desenvolve inteligência artificial em resposta ao ChatGPT

De acordo com a empresa, a CALM está sendo desenvolvida com o intuito de produzir textos de forma rápida e fácil, utilizando o menor número de recursos possível.

O mercado tecnológico não para de trazer novidades para os usuários. Recentemente, o Google anunciou que está trabalhando em sua nova inteligência artificial, intitulada como CALM.

De acordo com a empresa, a CALM está sendo desenvolvida com o intuito de produzir textos de forma rápida e fácil, utilizando o menor número possível de recursos.

CALM é uma sigla que tem como significado Confident Adaptive Language Modeling, que traduzido para o português, significa algo como “Modelagem de Linguagem Adaptativa por Confiança”.

Esta inteligência artificial está sendo criada em parceria com o MIT (Massachusetts Institute of Technology). Confira mais informações a seguir!

Conheça a nova inteligência artificial do Google

O Google anunciou o desenvolvimento da CALM, pela primeira vez, durante a conferência NeurIPS, que foi realizada entre os meses de novembro e dezembro deste ano. Durante este mesmo período, o ChatGPT, inteligência artificial da concorrência, estava ganhando os holofotes do mercado tecnológico.

Recentemente, o ChatGPT foi lançado no mercado para o público em geral, onde passou a ganhar bastante destaque por parte dos usuários.

Em algumas ocasiões, esta nova inteligência artificial passou a servir como uma possível substituta do Google, o que fez com que a empresa entrasse em estado de alerta com este novo lançamento da concorrência.

Mais informações sobre a CALM

Segundo o Google, as inteligências artificiais de linguagem possuem o mesmo mecanismo na hora de operar. Onde é possível prever algumas movimentações, usando as mesmas ferramentas. De acordo com o buscador, algumas palavras são consideradas fáceis de prever, já outras necessitam de um pouco mais de trabalho.

Nas palavras consideradas fáceis, a CALM não utiliza muito esforço, quanto mais necessitam de um pouco mais de atenção. Tratando-se de termos técnicos, o conceito usado pela nova inteligência artificial é o de “saída antecipada”.

Isto quer dizer que, quando a palavra é inserida ao texto, o próprio sistema calcula o nível de confiança que aquela palavra em questão possui. Caso o nível esteja acima do esperado, a inteligência passa adianta e continua desempenhando a sua função.

Resultados dos testes

Segundo o Google, os resultados dos testes, até então, têm sido bastante satisfatórios, onde a redução do tempo de processamento caiu pela metade praticamente, e os textos não estão sendo prejudicados. Apesar desta notícia, a CALM ainda não está disponível para testes por parte dos usuários.

você pode gostar também