‘Aplicativo espião’: tenha em seu celular!

Você pode conferir se existe de fato este recurso em seus aparelhos tecnológicos, desde celular a computador.

A internet já está lotada de post e relatos sobre vazamentos de dados ou prejuízos financeiros, no entanto, aparentemente, este ramo está evoluindo. Agora, há novos meios de obter acesso aos seus dados telefônicos. Uma das evoluções são os aplicativos espiões.

Leia mais: Pai bloqueia wifi dos filhos e acaba derrubando a internet da cidade

Muito já se ouviu falar sobre o aplicativo israelense Pegasus, responsável por espionar os inimigos governamentais de governos ditatoriais. Aparentemente, esta realidade tem estado bem longe dos brasileiros, mas tenha cuidado, pois pode estar mais perto do que você imagina.

Há inúmeros aplicativos voltados para vigilância utilizados por stalker que podem neste instante estar em seu celular, mas ainda há uma esperança. Você pode conferir se existe de fato este recurso em seus aparelhos tecnológicos, desde celular a computador.

Como verificar se há no seu computador

Conforme os fatos, muitas são as maneiras possíveis de instalar estes aplicativos, por exemplo, através de golpes de engenharia social, quando a vítima é coagida a fazer o download do aplicativo e tem, como promessa, alguns benefícios.

No entanto, já são recursos que a Apple e a Microsoft possuem conhecimento, por isso, há algumas ferramentas padrão que conseguem realizar a identificação e o bloqueamento de tais recursos. Contudo, a fim de verificar se há a presença de apps espiões em seu computador é preciso fazer:

1. Windows – Gerenciador de tarefas

2. MacOS – Monitor de Tarefas

Com o objetivo de conferir todos os softwares que estão sendo utilizados. Se, por ventura, aparecer algum programa desconhecido ou programa que possui um nome que não está sendo utilizado no momento, possivelmente, houve infecção de espiões no seu dispositivo. Mas realize uma pesquisa mais profunda quanto às características fornecidas pelos gerenciadores.

Como achar no iOS

É de conhecimento geral que o sistema operacional da Apple é completamente fechado, logo, torna-se muito mais complicado a infiltração de app espiões, no entanto, o próprio Pegasus, por exemplo, só foi possível instalar no dispositivo a partir de uma falha de dia-zero, mas a mesma já se encontra corrigida nas versões mais atuais do Firmware.

No entanto, é útil utilizar as configurações de fábrica do seu aparelho, a fim de evitar possíveis contatos.

Como achar no Android

O Android encontra-se em uma situação um tanto diferente do iOS. Pois, até ocorrer a identificação pelo Google pode demorar um pouco. Fiquem atento aos detalhes para perceber se seu smarthphone está contaminado.

1. Muito quente – Um indício de que seu celular pode estar contaminado é que ele ficará quente ao decorrer de um pequeno uso, além da bateria se consumir muito rápido.

2. Demora ao reiniciar – O aparelho pode demorar mais que o normal para desligar ou ligar.

O ideal é ir até a sua lista de aplicativos e tentar identificar algo suspeito que você não se lembre de ter baixado. Outro ponto relevante é possuir um antivírus em seu smarthphone, a fim de evitar tentativas de ameaça.

você pode gostar também